top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fórum Florestal discute a relação entre florestas e baixa emissão de carbono

Evento acontece no dia 07 de março, na Expodireto Cotrijal, e conta com três palestras sobre o tema

 

O Fórum Florestal, que chega a sua 16ª edição, terá como tema central “A dinâmica das florestas e a relação com o Plano ABC+RS”. O evento acontecerá no dia 07 de março, no auditório central do parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

O Plano ABC+RS é o Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que visa incentivar práticas agrícolas sustentáveis e reduzir os impactos ambientais da atividade rural. O plano é coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapi) e conta com a participação de diversas instituições.

Na programação do Fórum Florestal, estão previstas três palestras sobre o tema. A primeira será ministrada pelo coordenador do Plano ABC+RS na Seapi, Jackson Brilhante, que apresentará os objetivos, as metas e as ações do plano. Em seguida, o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Claudinei Baldissera, mostrará as ações da instituição com foco na Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que envolvem assistência técnica, capacitação, crédito e fomento.

A última palestra será sobre a Carbon Matte, uma metodologia para cálculo do fluxo de carbono da erva-mate, desenvolvida pela Fundação Solidaridad, uma organização internacional que promove a sustentabilidade na cadeia produtiva da erva-mate. O coordenador dos Programas de Erva-mate e Café da fundação, Gabriel Dedini, explicará como a metodologia funciona e quais são as unidades de estudo do Rio Grande do Sul, localizadas nas regiões ervateiras de Machadinho e de Erechim.

O Fórum Florestal é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Cotrijal, Embrapa Florestas, Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS), Sindicato das Indústrias de Móveis de Erechim (Sindimadeira), Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-mate, Instituto Brasileiro da Erva-mate (Ibramate) e Associação dos Produtores de Erva-mate da Região Sul (Apromate).


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page