Corsan avança na perfuração de poços artesianos para melhorar a qualidade da água e reduzir a dependência da captação do rio, com previsão de conclusão em breve
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) segue avançando nas obras de perfuração e implantação de novos poços artesianos em Getúlio Vargas, com o objetivo de melhorar a qualidade do abastecimento de água e reduzir a dependência da captação do rio. Já em fase final, as obras na estação de tratamento estão gerando transtornos temporários, como o acúmulo de água na esquina das ruas João Carlos Machado e Antônio Balbinot. Essa formação de poça d’água deve-se aos trabalhos da perfuratriz, mas a situação será normalizada até terça-feira (7), conforme Emílio Oliveira, Gerente e Coordenador de Operações das microrregiões de Campinas do Sul e Getúlio Vargas.
A Corsan também destacou que o trabalho nos poços vai muito além da perfuração, incluindo a implantação de estruturas que garantem a distribuição eficaz da água. O bairro Santa Catarina já é abastecido exclusivamente por um poço artesiano, proporcionando água de qualidade e pressão constante. No bairro Consoladora, um poço já foi perfurado e em breve estará em funcionamento, enquanto mais dois poços estão sendo finalizados para atender à área central da cidade.
Quando concluídos, esses poços garantirão que aproximadamente 70% da população seja atendida por água de poços artesianos. Essa iniciativa também busca reduzir a necessidade de captação de água do rio, que frequentemente apresenta poluições por agrotóxicos e outros resíduos, melhorando significativamente a qualidade do abastecimento.
A partir da próxima semana, a Corsan dará início aos testes de evasão dos novos poços, um passo crucial para garantir o pleno funcionamento das estruturas. "O objetivo maior de todo esse trabalho que nós estamos tendo é a excelência no abastecimento de água da população.", afirmou Oliveira.
Comments