top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudantes de Veterinária da UNIDEAU fazem cirurgia em vaca com problema no estômago

Estudantes do quinto e do nono semestre de Medicina Veterinária do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) realizaram uma cirurgia em uma vaca na Fazenda Escola no sábado, 27. A cirurgia foi supervisionada pela professora Dra.Ticiany Maria Dias Ribeiro.


A vaca tinha dificuldade para comer e inchaço na região do peito. Ela também tinha um som diferente no coração quando examinada com um estetoscópio. Esses eram sinais de que ela tinha uma inflamação no estômago causada por um objeto estranho que perfurou a parede do retículo, uma parte do estômago dos bovinos. Isso pode afetar o pericárdio e o coração, que são membranas que envolvem o órgão. Os bovinos podem engolir objetos estranhos quando comem sem selecionar bem o alimento.


Para resolver o problema, os estudantes fizeram uma cirurgia chamada de rumenotomia exploratória. Essa cirurgia consiste em abrir o rumem, outra parte do estômago dos bovinos, para procurar e retirar objetos estranhos. O rumem é onde ocorre a fermentação dos alimentos pelos micro-organismos. Depois de imobilizar a vaca, os estudantes limparam a região e fizeram um corte.


Em seguida, eles tiraram parte do material que estava dentro do rumem para ver se havia algo estranho. Eles encontraram um prego e um saco plástico. A professora disse que isso é comum em bovinos e que é importante aprender a fazer essa cirurgia.


Durante a cirurgia, os estudantes puderam fazer várias funções, como cirurgião, auxiliar de cirurgião, instrumentador, anestesista e enfermeiro. “Aqui no UNIDEAU, nós cuidamos dos nossos pacientes de forma ética e sempre pensando no aprendizado dos nossos alunos. O aluno faz a prática junto com o professor”, explicou Ticiany.


Commentaires


VEJA TAMBÉM

bottom of page