Estação implementa programa pioneiro de saúde mental no Rio Grande do Sul
- Andrei Nardi
- 28 de ago.
- 1 min de leitura
Município é o primeiro do estado a habilitar equipe no Programa AcompanhaRAPS, que visa ampliar a oferta de cuidado psicossocial à comunidade
Estação iniciou as atividades do Programa AcompanhaRAPS, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul para transformar a realidade do cuidado em saúde mental. A cidade é a primeira do estado a contar com uma equipe habilitada no programa, que está vinculado à Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.
Habilitado em 28 de julho, o programa começou a operar em 13 de agosto com uma equipe multiprofissional. O objetivo é ampliar a oferta de cuidado em saúde mental através de ações coletivas, comunitárias e grupais, focadas no suporte especializado.
Atendimento e suporte à rede
O AcompanhaRAPS oferece atendimento multiprofissional com foco em ações comunitárias, grupos de promoção da saúde mental, atendimentos compartilhados, interconsultas (matriciamento) e discussão de casos. A equipe também atua como suporte técnico para reforçar a rede de saúde e ampliar a capacidade de atendimento do município, baseando o cuidado em critérios clínicos, sociais, econômicos e culturais.
O atendimento aos usuários é realizado mediante encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Equipe pioneira
A equipe do programa em Estação é composta pelas psicólogas Gabriela Demboski e Tainara Voicolesco, pelo assistente social Gabriel Ortiz Steffens e pelo psiquiatra Cristian Migliorini.