top of page

Estação e Erebango conquistam Selo Ouro no prêmio Município Amigo da Vacina

  • 21 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

Getúlio Vargas, Sertão, Floriano Peixoto, Ipiranga do Sul, Centenário e Quatro Irmãos também foram reconhecidos com o Selo Prata em reconhecimento às altas coberturas vacinais

Os municípios de Estação, Erebango, Getúlio Vargas, Sertão, Floriano Peixoto, Ipiranga do Sul, Centenário e Quatro Irmãos foram certificados com o selo Município Amigo da Vacina em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 20 de agosto, em Porto Alegre. A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria da Saúde (SES) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), reconheceu as cidades que atingiram as metas de cobertura vacinal em 2024, destacando o esforço local na imunização de crianças e adolescentes.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a importância da ação. “Quando se fala em proteger a vida, a nossa parceria no programa de reconhecimento Município Amigo da Vacina se torna viva e eficaz, com resultados objetivos. Entregar o certificado a 415 municípios mostra que estamos no caminho certo e que vacina boa é vacina no braço”, disse durante o evento.

Destaque Ouro para Estação e Erebango

A distinção máxima, o Selo Ouro, foi concedida aos municípios de Estação e Erebango por terem atingido as metas nas três categorias avaliadas: as vacinas pentavalente, tríplice viral e contra o HPV. Erebango se destacou ainda por manter o compromisso pelo segundo ano consecutivo, figurando na lista de 51 cidades em todo o estado que receberam o Selo Ouro tanto em 2024 quanto na edição anterior.

Reconhecimento com Selo Prata

Getúlio Vargas, Sertão, Floriano Peixoto, Ipiranga do Sul, Centenário e Quatro Irmãos foram certificados com o Selo Prata, concedido aos municípios que atingiram as metas em dois dos três imunizantes avaliados.

Contexto regional

As conquistas destes municípios fazem parte de um desempenho expressivo de toda a região do Alto Uruguai, que teve um total de 26 cidades premiadas na iniciativa, sendo oito com Selo Ouro, 13 com Selo Prata e cinco com Selo Bronze.

As metas e as vacinas

Para receber a certificação, os municípios precisavam atingir metas específicas de cobertura vacinal: 95% para as vacinas pentavalente (bebês) e tríplice viral (crianças de um ano), e 90% para a vacina contra o HPV (meninas e meninos de 9 a 14 anos).

A promotora de Justiça Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPRS, destacou o esforço coletivo. “Esse reconhecimento não é apenas simbólico. Ele reafirma que a imunização salva vidas e que o fortalecimento das políticas públicas de saúde depende da união de esforços institucionais e coletivos”, frisou.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page