top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estação assina aditivo contratual com Corsan para universalizar saneamento básico

15 prefeituras do Rio Grande do Sul assinaram, na última quarta-feira (30), um aditivo contratual com a Corsan, empresa de saneamento básico do estado. O acordo prevê investimentos de R$ 761,191 milhões para a universalização dos serviços de esgoto sanitário e revitalização e manutenção do sistema de abastecimento de água nos municípios de Candelária, Formigueiro, Pantano Grande, Restinga Sêca, Braga, Três de Maio, Constantina, Planalto, Estação, Palmeira das Missões, Bom Retiro do Sul, Mostardas, Sapucaia do Sul e Três Cachoeiras.

Com a conversão dos contratos, os gestores municipais garantem aos seus municípios o aporte de investimentos necessários para o cumprimento da universalização dos serviços de água e esgoto sanitário até 2033. O contrato inclui, além da extensão do prazo da prestação de serviços da Corsan até 2062, metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Aegea no Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, “os investimentos são a ferramenta através da qual o poder público municipal vai entregar à população uma nova infraestrutura e performance de serviços, o que vem junto de uma melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento socioeconômico, proteção à saúde humana e ao meio ambiente”.

Para a presidente da Corsan, Samanta Takimi, é um momento importante, pois além das questões jurídicas envolvidas, destaca-se a renovação dos votos de confiança feitos pelos Prefeitos à Corsan. “Esses novos termos aditivos de adequação assinados vão oportunizar a universalização dos serviços de água e esgoto nesses municípios. Isso decorreu das conversas, esclarecimentos e negociações as quais tiveram como foco o desenvolvimento dos municípios a partir das consequências indiretas do saneamento na saúde, meio ambiente e fomento econômico”, ressalta.

Confira a declaração do Prefeito de Estação, Geverson Zimmermann, sobre o impacto da parceria entre o governo municipal e a nova Corsan:

  • “A parceria com a Corsan é de longa data, com muito bom atendimento e água de qualidade. A angústia que tínhamos era sobre o esgoto. O município não tem condições financeiras de bancar um investimento desse porte. Assim vamos gerar uma grande qualidade de vida para nossos munícipes.”


VEJA TAMBÉM

bottom of page