top of page

Estação anuncia plano de segurança com polícia nas escolas e retomada gradual das aulas

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 11 de jul.
  • 2 min de leitura

Coletiva de imprensa detalha presença do Proerd e Batalhão de Choque e chegada de equipe do MEC

Uma força-tarefa de autoridades municipais e estaduais detalhou, em coletiva de imprensa na noite de quinta-feira, 10 de julho, um plano de ação para o município de Estação após o ataque a uma escola ocorrido na terça-feira (8). As medidas incluem a presença permanente de policiais dentro das escolas a partir da próxima semana, a retomada gradual das aulas e o afastamento do secretário municipal de Saúde.

A reunião contou com a presença do prefeito Geverson Zimmermann, da secretária de Educação Marcele Anversa Lima, do delegado Jorge Fracaro Pierezan, do Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Norte, coronel Carlos Alberto de Aguiar Junior, do comandante da 1ª Cia Independente, major Ailton César Trindade, e da deputada estadual Delegada Nadine Anflor.

Segurança permanente nas escolas

O coronel Aguiar detalhou o plano de segurança, que será implementado por tempo indeterminado:

  • Policiamento Interno: Dois policiais militares do Proerd, especializados em atividades com crianças, permanecerão dentro de cada uma das escolas do município durante todo o dia para restabelecer a confiança.

  • Policiamento Externo: O 3º Batalhão de Choque de Passo Fundo ficará responsável pelo policiamento ostensivo no entorno das escolas e na cidade.

  • Apoio Especializado: O comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e uma equipe de psicólogos da corporação chegarão na segunda-feira para realizar um trabalho específico com os professores e funcionários da escola atingida.

"Os pais que porventura estão preocupados de não ter um apoio, vão ter um apoio direto não só na rua, na parte externa, mas como também dentro das escolas", garantiu o coronel Aguiar.

Retomada das aulas e apoio pedagógico

A secretária de Educação, Marcele Anversa Lima, anunciou o cronograma para o retorno às atividades:

  • Segunda-feira, 14 de julho: Reiniciam as aulas para as três escolas municipais não afetadas pelo ataque e para a escola da rede estadual. Antes disso, os profissionais destas instituições passarão por um acolhimento psicossocial.

  • Escola Maria Nascimento Giacomazzi: O retorno da escola atingida não tem data definida e seguirá um planejamento específico, construído em conjunto com a comunidade. A secretária frisou que "o tempo de cada criança de retorno será respeitado".

  • Apoio Federal: Uma equipe com quatro especialistas em situações de crise do Ministério da Educação (MEC) chegará à cidade entre esta sexta-feira e sábado para auxiliar por uma semana no planejamento coletivo.

Afastamento e investigação

O prefeito Geverson Zimmermann comunicou que o secretário municipal de Saúde pediu afastamento do cargo. A decisão foi tomada pelo próprio secretário por ser parente do adolescente autor do ataque e por ter se sentido ameaçado após a circulação de vídeos.

O delegado Jorge Fracaro Pierezan informou que o inquérito sobre o ato infracional está em fase final e deve ser concluído até a próxima segunda-feira. Ele afirmou que o ataque foi "totalmente aleatório" e que, até o momento, "nada leva a crer que exista outra pessoa" envolvida, embora nenhuma hipótese seja descartada. O celular do adolescente foi apreendido e encaminhado para perícia com autorização judicial.

Estação anuncia plano de segurança com polícia nas escolas e retomada gradual das aulas
Coletiva de imprensa com autoridades políticas e de segurança define ações em Estação, após ataque à escola | Foto: Bruno Anziliero / Grupo Sideral de Rádios
Coletiva de imprensa com autoridades políticas e de segurança define ações em Estação, após ataque à escola | Foto: Bruno Anziliero / Grupo Sideral de Rádios

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2025. Desenvolvido por Velo XP

bottom of page