Estado lança edital para pavimentação de rodovias em troca de créditos de ICMS
- Andrei Nardi
- 11 de jun.
- 1 min de leitura
Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (Piaa/RS) permite que empresas invistam em obras e abatam até 5% do imposto devido; inscrições para 2025 estão abertas
Empresas e cooperativas do Rio Grande do Sul interessadas em investir na pavimentação e recuperação de rodovias estaduais já podem se inscrever no edital 2025 do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (Piaa/RS). Lançada nesta terça-feira, 10 de junho, pelo governo do Estado, a iniciativa permite que o valor aplicado nas obras seja abatido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Como funciona o programa
Criado pela Lei Complementar 15.405/2019, o Piaa/RS possibilita uma parceria público-privada: as empresas realizam as obras de infraestrutura e, como contrapartida, o Estado autoriza o abatimento de até 5% do ICMS devido por elas. O objetivo é acelerar a melhoria da malha viária gaúcha.
“A pavimentação dos acessos municipais é uma demanda histórica dos gaúchos. Com o Piaa, estamos encurtando distâncias, fortalecendo as economias locais e promovendo cidadania”, destacou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Como participar do edital 2025
O novo Edital 004/2025/Selt define os critérios técnicos para a adesão de novas empresas e projetos. Os interessados devem apresentar a documentação exigida, que inclui o projeto da obra, estudos ambientais e orçamentos detalhados.
Uma comissão permanente da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) será responsável pela análise das propostas. Todos os documentos e informações sobre o Piaa/RS 2025 estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Logística e Transportes.
