ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Estação: secretaria orienta sobre poda de árvores e manutenção das áreas verdes


Os procedimentos de manejo da arborização urbana, podas e supressões, fazem parte do cotidiano das pessoas.


A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Estação lembra que todas as árvores localizadas em áreas públicas, seja nas praças, nos parques, nos passeios das vias e nos canteiros, são de propriedade pública, ou seja, todas as pessoas possuem o dever de preservá-las. Porém, a responsabilidade pelo manejo das mesmas é do município, por meio da prefeitura. A prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, poderá conceder as autorizações necessárias quando da necessidade de intervenção, seja na forma de poda, supressão, transplante e/ou plantio. Antes de executar qualquer intervenção, deve-se primeiramente consultar o Departamento de Meio Ambiente do Município, pois o corte sem autorização em áreas públicas é considerado crime de acordo com a Lei dos Crimes Ambientais, podendo acarretar em processo judicial e multas.


As árvores necessitam de cuidados que podem ser realizados por meio de poda de manutenção e limpeza, evitando problemas futuros com galhos secos, que venham a cair, além da eliminação de focos de fungos e plantas parasitas, que enfraquecem os galhos. O que não é permitido é a poda drástica, ou seja, retirada de toda a copa da árvore adulta, que pode ocasionar em perda das condições vitais da planta.


Nas áreas particulares, o manejo das árvores é de responsabilidade do proprietário e o Departamento de Meio Ambiente do Município presta orientações de como o cidadão deve proceder com esse manejo, inclusive por meio de vistorias e emissão de autorizações mediante preenchimento de formulário específico.


A melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, de maio a agosto, não devendo ultrapassar 30% do volume total da copa da árvore. Os períodos chuvosos podem contribuir com a contaminação por fungos e bactérias resultando no seu apodrecimento.


A arborização urbana é de grande importância para a qualidade de vida de toda a população. Entre os benefícios das árvores podemos citar funções como filtrar o ar, absorver a água das chuvas, diminuir a poluição sonora, diminuir os efeitos das ilhas de calor, aliviar o estresse das pessoas e animais, absorvem gás carbônico, além de embelezar.

VEJA TAMBÉM