Estação meteorológica em Getúlio Vargas fornece dados climáticos precisos para a comunidade
- Andrei Nardi
- 16 de jun.
- 2 min de leitura
Instalada na UNIDEAU, estrutura integra rede estadual e já foi utilizada em reportagem sobre as baixas temperaturas registradas na região
Uma Estação Meteorológica Automática instalada na Fazenda Escola do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), na Linha Gramado, em Getúlio Vargas, está se consolidando como uma fonte de dados climáticos precisos para a comunidade e setores produtivos. A estrutura, que faz parte do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos do Estado (SIMAGRO-RS), recentemente ganhou destaque ao registrar a temperatura de -2.1°C no dia 12 de junho, uma quinta-feira. O dado foi utilizado por uma equipe de reportagem da RBS em uma matéria sobre o frio no estado.
A estação é resultado de uma parceria que envolve a UNIDEAU, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, o governo municipal de Getúlio Vargas, o Sindicato Rural, a Emater/ASCAR-RS e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Getúlio Vargas.
Benefícios para a região
Os dados gerados pela estação beneficiam diversos setores. Na agricultura, permitem a análise da necessidade hídrica das culturas e o uso mais seguro de defensivos. Na pecuária, auxiliam no planejamento de ações para o conforto térmico dos animais. Para a população em geral, a estação oferece acesso a indicadores como temperaturas máxima e mínima, sensação térmica e volume de precipitação.
Rede estadual e acesso aos dados
A unidade de Getúlio Vargas é uma das 88 estações automáticas que compõem a rede do SIMAGRO-RS, coletando variáveis como temperatura, umidade, pressão atmosférica, vento e precipitação.
As informações podem ser acessadas de duas formas:
Site: O portal oficial do SIMAGRO-RS permite visualizar dados observados em mapas, gerar gráficos e consultar previsões climáticas específicas para cada município.
Aplicativo: O aplicativo WeatherLink, disponível para dispositivos Android e iOS, permite que qualquer usuário visualize os dados da estação em tempo real e consulte previsões climáticas.
Imprensa / UNIDEAU