top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esportivo derrota o Avenida por 1 a 0 e conquista o título da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho

Dentro de campo, o Esportivo é o campeão da Divisão de Acesso. Após empate em 1 a 1, em Santa Cruz do Sul, o time de Bento Gonçalves derrotou o Avenida por 1 a 0, neste domingo (24), na Montanha dos Vinhedos, com gol de João Pedro, no jogo de volta da final da competição estadual. Porém, a torcida alviazul não pôde comemorar o título como gostaria.


A taça não foi entregue por conta de decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que determinou, no sábado, que não fosse homologado e declarado o campeão da Divisão de Acesso, nem feita qualquer premiação ou entrega de troféus ou medalhas por parte da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Isso só poderá acontecer depois de uma decisão final do Pleno do STJD. O julgamento está previsto para ocorrer no dia 4 de agosto.


Em um primeiro momento, o caso envolvendo o clube de Santa Cruz do Sul foi ao TJD-RS, que não julgou o mérito por perda de prazo. O Inter de Santa Maria, interessado no caso, fez então um recurso no STJD. O relator desse recurso contra o Avenida afirmou que a decisão precisou ser tomada em menos de 24 horas de análise e, por isso, "para não prejudicar o calendário, o mais razoável é não atender o pleito de suspensão do campeonato".


O clube de Santa Cruz foi denunciado por infringir o artigo 24º do regulamento da Divisão de Acesso, que permite apenas que oito jogadores que haviam atuado na Primeira Divisão dos campeonatos regionais do primeiro semestre sejam utilizados por cada equipe. O Avenida teria usado nove (oito entraram em campo, mas um recebeu o cartão amarelo no banco). O time foi denunciado ao TJD-RS baseado no artigo 214 do CBJD (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente).


Dentro de campo, o Esportivo começou a partida pressionando em busca do gol. Com o apoio do torcedor, que compareceu em grande número na Montanha dos Vinhedos, o time alviazul abriu o placar aos 14 minutos. Caio Vieira recebeu na intermediária e encontrou o centroavante João Pedro, que girou sobre o zagueiro e bateu firme, no canto: 1 a 0.


Aos 23, foi a vez de Fabrício conduzir a jogada ao ataque e servir João Pedro na pequena área. Dividindo com o goleiro Rodrigo, o camisa 9 não conseguiu mandar para as redes, desperdiçando boa chance.


Aos 30, na primeira chegada de maior perigo dos visitantes, Tadeu ganhou na dividida aérea com a zaga e Carrilho pegou de primeira na entrada da área. O chute saiu sobre o gol. Cinco minutos depois, novamente na bola aérea, João Pedro cabeceou com perigo, por cima do gol. Em um duelo mais brigado e sem tantas chances claras, o jogo seguiu para o intervalo sem mudança no placar.


Em vantagem, o time do técnico Carlos Moraes, que não comandou a equipe à beira do gramado por estar suspenso, conseguiu administrar o jogo nos momentos iniciais da segunda etapa. Em um duelo mais faltoso, o Avenida pouco conseguia ameaçar, e por isso o técnico Márcio Nunes mexeu na equipe, colocando o experiente Alexandre em campo.


Nos contra-ataques, o Esportivo levava perigo. Aos 27, em levantamento pra área, João Pedro desviou de cabeça e a bola acertou a rede, pelo lado de fora. Quatro minutos depois, foi a vez de Wallacer finalizar cruzado e quase marcar o segundo.


Na reta final da partida, o Avenida se jogou para o ataque, o goleiro Rodrigo foi à área adversária tentar o gol do empate, mas quem esteve mais perto de balançar as redes foi o Esportivo. Nem precisou. No final, o 1 a 0 foi suficiente para garantir a vitória na decisão.


O Esportivo atuou com Copetti, Márcio Lima (Wagner), Chicão, Tairone e Magal; André Oliveira, Fabrício Lusa, Hippólito (Wallacer) e Cris Magno (Talles); Caio Vieira (Iury) e João Pedro.

Fonte: Jornal O Pioneiro

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page