Lei federal completa dez anos em 2024 e busca alertar e conscientizar as pessoas sobre o tema
Na segunda-feira, 08 de janeiro, a conversa sobre saúde mental com a psicóloga Jordana Calcing trouxe o tema "Janeiro Branco", dedicado à prevenção, promoção e prevenção à saúde mental, campanha que acontece no primeiro mês do ano. A iniciativa se tornou uma lei federal em 2014 e completa dez anos em 2024. O objetivo é refletir sobre a saúde mental e conscientizar as pessoas sobre a importância do tema.
No Brasil, a campanha é relevante, pois o país é o que tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 9,3% da população brasileira é considerada ansiosa e uma a cada quatro pessoas vai desenvolver algum transtorno mental ao longo da vida.
Muitas vezes, a saúde mental é negligenciada ou só recebe atenção em situações trágicas, como casos de suicídio ou tentativa de suicídio. O sofrimento mental pode levar ao afastamento das funções laborais e do convívio social, prejudicando a qualidade de vida das pessoas.
Casos de suicídio chamam a atenção para a saúde mental
No final de 2023, dois casos de suicídio ganharam repercussão na mídia e nas redes sociais. Um deles foi o do influenciador digital PC Siqueira, que sofria de depressão e foi acusado de um crime. O outro foi o da jovem Jéssica, que foi vítima de uma fake news. Esses casos mostram como os fatores externos podem afetar a saúde mental das pessoas, principalmente das que vivem da imagem.
Confira a entrevista completa:
Comentarios