Escola de Educação Básica IDEAU – Santa Clara terá capela em honra ao centenário da Instituição
- Andrei Nardi

- 28 de out. de 2021
- 2 min de leitura

As práticas profissionais são aplicadas na íntegra pelos acadêmicos no Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), exemplo disso é a atividade realizada pelos acadêmicos do nível VI de Arquitetura e Urbanismo. Unindo as teorias de projeto de interiores com a demanda da Instituição por uma reforma, a fim de se ter uma capela em honra ao centenário da Escola IDEAU – Santa Clara, os acadêmicos elaboraram quatro propostas arquitetônicas.
As sugestões, elaboradas pelos estudantes sob auxílio da docente Bruna Dal Agnol, apresentam diversos estilos e escolhas projetuais para o ambiente institucional. No primeiro momento, as plantas foram apresentadas ao reitor, professor Flávio Carlos Barro, ao diretor de graduação Gustavo Wentz e à coordenadora do curso Suélen Regina Cominetti Baú, a fim de explicar os conceitos e ideias usados em cada proposta. Agora, o próximo passo será a avaliação dos diretores e da pró-reitoria para a definição do projeto ganhador.
Após a escolha, os alunos verão seus projetos sendo executados dentro da própria instituição, o que lhes dará a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da obra até o ato de inauguração, previsto para fevereiro do próximo ano. As propostas elaboradas demonstram a proximidade dos acadêmicos com a realidade profissional, ressaltando, dessa forma, a importância das práticas em situações reais, o que está presente na formação desde os primeiros semestres da graduação, através da metodologia de ensino proposta pelo UNIDEAU.
Centenário
Fundada pelas Irmãs Franciscanas em 12 de fevereiro de 1922 a Escola de Educação Básica IDEAU – Santa Clara, de Getúlio Vargas, completa 100 anos de história em 2022. Sua trajetória, quase centenária, está marcada como uma referência de educação no município e na região do Alto Uruguai.
Além de excelência no ensino, a Instituição direciona esforços para possibilitar acompanhamento social e emocional das crianças e adolescentes, atendendo de maneira personalizada as necessidades de cada um. A diretriz pedagógica visa a construção de saberes de maneira integrada e significativa, permitindo aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o crescimento humano.
Presente e atuante na comunidade, o percurso da IDEAU – Santa Clara tem demonstrado que, para além da formação humana, a escola desempenha papel fundamental na cultura e na sociedade, fazendo parte da história de diferentes gerações, como é o caso da família Sommer, em Getúlio Vargas.
Fonte: Imprensa UNIDEAU









