ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Erechim tem voo direto a Porto Alegre desde esta quarta-feira (04)


Foto: Imprensa Prefeitura de Erechim

Na manhã desta quarta-feira (4) a cidade de Erechim viveu um momento histórico com a retomada dos voos comerciais no município. A solenidade do voo inaugural aconteceu no Aeroporto Comandante Kraemer e contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais.


Entre elas, o prefeito de Erechim e presidente da Associação de Municipios do Alto Uruguai (AMAU), Paulo Polis; o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello; o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini; o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional da Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes (PP), deputado estadual, Paparico Bacchi (PL); vice-presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, vereador Juares Bernardi (PSB); diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras; demais autoridades civis, militares e imprensa.


Conforme explica o prefeito Paulo Polis, a partir de hoje Erechim vai contar com voo direto a Porto Alegre três vezes por semana, na quarta, sábado e domingo. A partir dos próximos meses, a Azul Linhas Aéreas projeta voos na segunda, quarta e sexta-feira. “Após negociações entre Azul, governo do Estado, deputados e prefeitos, desde fevereiro, enfim temos a volta dos voos entre Erechim e Porto Alegre. Isso, sem dúvida, é um avanço para Erechim e Região do Alto Uruguai Gaúcho”, disse o prefeito Polis.


Para o prefeito de Erechim é estratégica essa retomada dos voos no município. “Estamos reestabelecendo a conexão aérea com outras cidades e isso, além de melhorar a conectividade, traz pujança, crescimento, desenvolvimento e capacidade produtiva para a nossa região. Hoje temos o nosso aeroporto bem estruturado para dar andamento a essa demanda e a nossa comunidade só tem a ganhar. Nesta data histórica temos a certeza de que estamos fortalecendo o nosso desenvolvimento”, destaca Paulo Polis, agradecendo por Erechim e pelo Alto Uruguai Gaúcho.


Terminal Jairo Castro


No último dia 27 de julho, o governador Eduardo Leite sancionou a lei que denomina o terminal de embarque e desembarque do Aeroporto Comandante Kraemer como “Terminal Jairo Castro”, conhecido como um dos pioneiros da aviação no Alto Uruguai Gaúcho. O autor da lei é o deputado estadual Paparico Bacchi que fez uma homenagem ao membro da primeira turma de pilotos privados do Aeroclube de Erechim.


Batismo da aeronave


Uma tradicional atividade integrou o protocolo da solenidade, configurando-se no batismo da aeronave no momento em que a mesma pousou na pista, passando debaixo de um arco d’água. Essa tradição, que nasceu na indústria naval e em 1990, foi incorporada a aviação para celebrar a chegada de uma nova companhia ou início de atividades comerciais de aviação. A ação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar e por uma equipe da empresa Triel HT.


“Neste dia histórico, a Prefeitura de Erechim tem a honra de abrir as portas do Aeroporto Comandante Kraemer, para a solenidade do voo inaugural da Linha Erechim – Porto Alegre, ligando a principal cidade do Alto Uruguai Gaúcho, polo comercial, cultural, industrial, de educação, saúde e emprego, a Capital do Estado, em três voos semanais que terão duração de menos de uma hora. A rota operada pela Azul Linhas Aéreas é um marco para o fortalecimento do desenvolvimento regional e da capacidade produtiva de Erechim e também dos municípios da região”, conclui o prefeito Polis.


Fonte: Imprensa Prefeitura de Erechim

VEJA TAMBÉM