top of page

Erechim articula apoio para construção de Porto Seco no Norte do RS

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 13 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Proposta visa criar o primeiro terminal alfandegado da região, reduzindo custos logísticos e eliminando a dependência do Porto de Rio Grande, a 600 km

Um projeto para a construção de um Porto Seco em Erechim ganhou apoio político nesta segunda-feira (10), durante reunião entre o prefeito Paulo Polis e o deputado estadual Paparico Bacchi. A instalação da estrutura é vista como essencial para o desenvolvimento econômico da região Norte do Rio Grande do Sul, que atualmente não conta com nenhum terminal do tipo.

O deputado entregou ao prefeito um Ofício de Manifestação de Apoio à construção. O documento, que também foi protocolado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, ressalta o potencial de Erechim para sediar o terminal, o que reduziria a competitividade das empresas locais, forçadas a arcar com custos logísticos até o Porto de Rio Grande.

O prefeito Paulo Polis agradeceu o apoio e destacou que o projeto é uma demanda do setor privado com total respaldo da administração municipal.

“A implantação de um Porto Seco em Erechim fortalece a competitividade da nossa economia, reduz custos logísticos e gera novas oportunidades de emprego e investimento na região”, destacou o prefeito.

O que é um Porto Seco

Também conhecido como Estação Aduaneira do Interior (EADI), o Porto Seco é uma estrutura alfandegada localizada fora de portos marítimos.

Na prática, funciona como um terminal terrestre onde é possível realizar o desembaraço aduaneiro, armazenamento e distribuição de cargas de importação e exportação. Isso permitiria que as empresas fizessem todo o processo diretamente em Erechim.

Eixo de desenvolvimento

A proposta do Porto Seco está alinhada a outros investimentos em infraestrutura da Prefeitura, como os novos distritos industriais (Irani Jaime Farina e Giácomo Madalozzo) e o Corredor do Desenvolvimento.

No ofício, o deputado Paparico Bacchi destacou que o projeto representa “um marco para o desenvolvimento sustentável do Norte Gaúcho, promovendo eficiência e integração logística”.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page