ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Erechim é a cidade com mais casos de dengue no RS


Analisados os indicadores epidemiológicos da situação da dengue em Erechim, é possível observar que o município enfrenta uma dificuldade no combate à doença.


No cenário atual, Erechim é a cidade com mais casos positivos de dengue do Rio Grande Do Sul. A cidade já tem mais de 133 casos notificados somente neste ano.


Segundo a Coordenadora de Epidemiologia, Ana Paula Zaions “Já na segunda semana de janeiro nos deparamos com um caso, de uma paciente que não viajou, mas que recebeu visita de pessoas de fora, então possivelmente essas visitas estivessem contaminadas, e aí tivemos então o primeiro caso.” disse a Ana.


No bairro São Cristóvão em Erechim ocorreu uma prevenção, chamada de fumacê, que nada mais é que a aplicação de inseticida como uma medida auxiliar, tendo como objetivo eliminar os mosquitos que transmitem o aedes aegypti na fase adulta.


Os números preocupam


De acordo com o sendo 2020 do IBGE, a cidade possuí 106.330 habitantes. No ano de 2020 foram apenas três casos confirmados durante todo o ano, já em 2021 em menos de dois meses 59 casos positivos foram confirmados, um valor proporcional de como é transmitida a doença.


Como funciona a transmissão


A coordenadora de epidemiologia destacou “A mosquita picou uma pessoa contaminada ela vai dar origem a ovos contaminados, estes ovos após serem depositados em recipientes com água, que vira um criadouro de mosquito, esses ovos sobrevivem até 450 dias, ou seja de um ano para o outro.” Concluiu a Coordenadora.


Sintomas da dengue


Os principais sintomas são a febre, dor nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo.


Fonte: RecordRS via Atmosfera Online

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web