top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Erebango: vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 tem sala especial às famílias


Chegou a vez delas: as crianças, que começam receber a primeira dose contra a covid-19 nesta quarta-feira, 19. A primeira estratégia envolve a faixa de cinco a 11 anos, com comorbidades ou deficiência permanente, e o clima é de muita expectativa em toda a região.


As doses chegaram ontem, no início da noite na sede da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e hoje estão sendo distribuídas aos municípios.


Em Erebango, a estrutura já está preparada para receber os “baixinhos” e seus pais ou responsáveis – maiores de 18 anos. Conforme a equipe de Saúde, o quantitativo recebido agora é de 80 doses – 60 para as crianças indígenas e 20 para quem possui comorbidade ou deficiência, sendo necessário apresentar os documentos e não precisa atestado médico. Os dados serão conferidos via prontuário eletrônico.


Vacinas salvam vidas


Conforme orientação do Governo do Estado, cada município pode definir o sistema que irá aplicar a vacina, sendo por agendamento ou Dia D, por exemplo. Nessa etapa inicial a população erebanguense pode fazer o agendamento até essa terça-feira, considerando o primeiro público a ser vacinado. “É essencial que possamos vacinar cada vez mais faixas etárias. Percebemos que, mesmo com o aumento de casos positivos, a maioria das pessoas não apresentam complicações e não necessitam de internação. Isso se deve diretamente à vacina”, ressalta a coordenadora da Unidade Básica de Saúde - UBS local, Cristiane Dallanora de Vargas.


Confiança na dose


A técnica de Enfermagem salienta, ainda, que algumas crianças, assim como adultos, podem desenvolver a forma grave da covid, desse modo, é imprescindível que haja colaboração de todos na busca pela imunização. “Mais de 8 milhões de crianças já foram vacinadas em todo o mundo e as reações, que podem ocorrer, foram revertidas entre 24 e 48 horas. Vale lembrar que todas as vacinas que recebemos desde a infância podem causar uma reação, por isso, é imprescindível confiarmos no imunizante e continuarmos protegendo nossos filhos”, destaca Cristiane.


Um ambiente especial


Com o objetivo de tornar o momento da vacinação, mais aconchegante, na UBS de Erebango foi organizada uma sala especial para receber os pais e as crianças, respeitando o tempo de 20 minutos após a aplicação da dose. “Haverá massa de modelar, lápis de cor e outras opções interativas para tornar a oportunidade ainda mais tranquila às famílias. Reforçamos: não tenham medo da vacina, mas sim, da doença”, enfatiza a coordenadora da UBS.


Equipe preparada


Na semana passada, quatro vacinadoras do município receberam orientações concedidas pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao mesmo tempo, todos os profissionais estão preparados e mantêm o compromisso de ficar ao lado de cada um, pai, mãe e criança, para tudo que precisarem.


Fique atento

  1. Nesta quarta-feira a sala de vacinas será exclusiva para a imunização das crianças contra a covid.

  2. Na próxima semana haverá outro dia, a ser informado, especialmente para a vacinação dos pequenos.

  3. A segunda dose contra a covid será dada oito semanas após a primeira aplicação.

  4. As crianças que testaram positivo para o Coronavírus e, ainda, as que residem com adultos que estão com a covid-19 devem aguardar 30 dias para fazer a vacina.

  5. As estratégias envolvendo as próximas faixas etárias serão divulgadas assim que chegarem novas remessas de doses.

VEJA TAMBÉM

bottom of page