top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Erebango oferece curso de aplicação correta e segura de defensivos agrícolas

Nesta terça-feira (29), na sala de reuniões da Prefeitura de Erebango, produtores rurais participaram de mais um curso oferecido pelo governo municipal juntamente com a Emater e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desta vez, o tema foi ‘NR 31 - Saúde e segurança no trabalho rural’. A oportunidade, que terá certificação de 20 horas, reuniu conteúdos teóricos e práticos, com o objetivo de capacitar e orientar os agricultores na rotina de trabalho com defensivos agrícolas.


Conforme o prefeito Valmor José Tomelero, trata-se de uma atividade essencial para fornecer mais segurança e sucesso nas atividades desenvolvidas pelos empresários do campo.

“O curso oferece conhecimento sobre a manipulação e uso dos produtos, assim como o transporte, armazenamento, preparo, aplicação e tudo que está relacionado à atividade, com a preocupação de tornar o processo mais tranquilo e seguro. Da mesma forma, o município concede suporte aos produtores no cuidado de possibilitar o retorno correto das embalagens”, destaca.

A supervisora regional do Senar, Francine Nava, enaltece que Erebango é muito parceiro do Senar, sendo atendido por meio do Sindicato Rural de Getúlio Vargas.

“Contamos com mais de 180 cursos nas mais diferentes cadeias produtivas, envolvendo a formação profissional rural e a promoção social. Vale ressaltar, no caso desse curso da Norma Regulamentadora (NR) 31, a necessidade de o produtor realizar a formação para estar habilitado ao fazer a aplicação de produtos hormonais”, explica.

Francine ao acrescentar que na semana passada participou do curso de Educação Ambiental e, ainda, recentemente, prestigiou o encerramento das ações do ano no Programa Alfa – Alfabetizando para profissionalizar, realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social.


Para o instrutor, Orlando Pedro Pase, é motivo de imensa satisfação ministrar o curso em Erebango, mantendo a tradição em âmbito regional.

“Essa capacitação, especificamente, é bastante procurada em todo o Estado, tanto em razão de a normativa ser uma exigência, como também, pelas questões que envolvem a saúde na aplicação dos produtos. Nosso objetivo, enquanto Senar é qualificar as pessoas para prosseguir em suas atividades, com êxito no trabalho, lucratividade e com uma vida cada vez melhor no meio rural”, ressalta.

Entre os conteúdos abordados está a legislação vigente, utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), tecnologias de aplicação, regulagens, armazenamento de embalagens cheias, vazias, tríplice lavagem e devolução dos recipientes, prevenção de acidentes, primeiros socorros, entre outros aspectos.


VEJA TAMBÉM

bottom of page