ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Erebango intensifica a imunização contra o coronavírus e inclui gestantes e puérperas


Em prosseguimento a Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19, nesta semana, o município de Erebango começou a imunizar as gestantes e puérperas, sem comorbidades. O Governo do Estado juntamente com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul, emitiram uma recomendação onde enfatizam a importância da cobertura desse público, tendo em vista o agravamento da situação da pandemia no RS.


O documento considera que: “gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (incluindo as que tiveram aborto ou perda fetal) compõem um grupo populacional, com elevado risco e letalidade para a covid-19”.


As autoridades mencionam, ainda, que, desde novembro de 2020 se constatou a aceleração de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre gestantes e puérperas e aumento da gravidade. A planilha do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) demonstra que em que todo o ano de 2020, houve 419 casos de internações por SRAG entre gestantes e puérperas, sendo 199 confirmados com covid-19, 40 internações em UTI, seis óbitos por complicações da covid e sete por SRAG não especificado. Contudo, no ano de 2021, até o dia 15 deste mês, houve 605 casos de internações por SRAG entre gestantes e puérperas, sendo 492 confirmados com covid-19. Já foram 149 internações em UTI e 48 possíveis óbitos maternos em razão de complicações provocadas pelo Coronavírus. (Sivep - Gripe).


Dose 2


Do mesmo modo, foi iniciada a aplicação da segunda dose (D2), da AstraZeneca. Para facilitar os trabalhos, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está se dirigindo até às residências de quem aguarda para completar a imunização.


Sobre a vacinação para mais faixas etárias


A Secretaria destaca que, a ampliação das estratégias de vacinação, para mais faixas etárias, depende diretamente do recebimento de novas remessas de vacinas. Nesse momento o município está com apenas seis doses em estoque.


Nova remessa


Está prevista para esta sexta-feira (25), a chegada de uma nova remessa de vacinas à 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Conforme divulgado pelo governo estadual, a expectativa é que o município de Erebango receba, no total, 82 doses – sendo 20 da Janssen (primeiro quantitativo); 20 da CoronaVac e 42 da Pfizer.


Assim que os imunizantes estiverem à disposição, novas etapas serão divulgadas.


Vacinação contra a gripe


Em relação a dose contra a Influenza, vale ressaltar a importância de os idosos comparecem na Unidade Básica de Saúde para receber a vacina.


Horário da Sala de Imunização


Os profissionais de saúde reforçam que, visando organizar o atendimento, o horário da Sala de Imunização é: das 8h às 11h e das 13h às 16h, com livre demanda. Em outros horários é necessário fazer o agendamento.

VEJA TAMBÉM