Levar a Unidade Básica de Saúde mais perto da casa do munícipe e desenvolver um trabalho de prevenção e promoção da qualidade de vida e bem-estar. Essas são consideradas as bases do programa ‘Saúde na Comunidade’, iniciado em Erebango. A proposta é visitar todas as localidades do interior do município, levando alguns serviços da Atenção Básica até a população.
Nas oportunidades serão realizadas consultas, pedidos de exames, renovação de receitas, verificação de pressão arterial, temperatura, oximetria, pulsação, hemoglicoteste, dinâmica em grupo e, ainda, psicoterapia individual, sempre que necessário.
Também haverá momentos para orientações, esclarecimento de dúvidas e explicações sobre a importância das vacinas, com disponibilização de imunizantes e curativos.
O início dos trabalhos
O primeiro encontro foi realizado na semana passada, na Comunidade Santo Antônio, e contou com a presença da agente de saúde da área, Rosangela Jacobs Perret, que esteve acompanhada da médica Árien Oldoni, psicóloga Aline Marcon da Silva, enfermeira Danúbia Barela de Abreu Piran e das técnicas de Enfermagem Cristiane Dallanora de Vargas e Taís Andressa Cain.
De acordo com Cristiane, que também é a coordenadora da Unidade Básica de Saúde do município, foi uma ocasião muito produtiva e com ótima recepção dos moradores.
“Aproveitamos para comentar sobre a dose de reforço contra a covid-19, além dos horários de atendimento na UBS e agendamento para consultas. Ficamos muito satisfeitos com a participação e houve vários atendimentos preventivos, o que reforça o ideal dessa iniciativa”, destaca.
Os encontros serão realizados a cada 15 dias, em comunidades diferentes. A ideia da Secretaria de Saúde é que a equipe esteja pelo menos duas vezes ao ano em cada localidade, possibilitando, assim, um acompanhamento ainda melhor da saúde da população.
Comments