Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul competirá com protótipos latino-americanos em evento no Rio de Janeiro
A equipe DropTeam do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participa da Shell Eco-marathon Brasil 2024, que ocorre de 27 a 30 de agosto no Pier Mauá, Rio de Janeiro. A competição reúne equipes de todo o Brasil e América Latina com o objetivo de percorrer grandes distâncias utilizando a menor quantidade de energia possível.
Em 2023, a DropTeam bateu o recorde nacional ao alcançar 716 quilômetros por litro (km/l) de combustível, garantindo seu tricampeonato. Para a edição deste ano, a equipe busca superar esse desempenho, com a meta de atingir 1.000 km/l, apesar das dificuldades impostas pelas características da pista carioca e pela nova avaliação de consumo elétrico.
Segundo o coordenador do projeto, professor Airton Campanhola Bortoluzzi, a pista no Rio de Janeiro possui duas curvas de 180 graus, o que pode resultar em perdas de energia significativas. “Estamos esperando um desempenho próximo ao do ano passado, considerando as condições da pista e o novo critério de consumo elétrico”, explicou Bortoluzzi.
A Shell Eco-marathon, iniciada em 1939, é uma das competições mais prestigiadas de eficiência energética, desafiando equipes a inovar em design e tecnologia para construir veículos ultrarracionais. A DropTeam tem um histórico de sucesso no evento, destacando-se desde 2017 com várias conquistas, incluindo o 3º lugar na etapa das Américas em 2019, com a marca de 543 km/l.
A equipe é composta pelos estudantes Eduardo Andreolla, Eduardo Neyhaus Cristiano, Felipe Augusto Salini, Isabelle Storti, João Vendruscolo, João Bagnara, Jonas Sachet, Laisla Karen Portella e Maurício Butelli, além dos professores Airton Campanhola Bortoluzzi e Luciara Villar.
Comments