Drop Team, do Campus Erechim, alcançou 611 km/l e garantiu participação na etapa internacional da competição nos EUA
A Drop Team, equipe de eficiência energética do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), conquistou sua quarta vitória na Shell Eco-marathon Brasil, com um protótipo de combustão interna que percorreu 611 quilômetros por litro (km/l) de combustível. A competição ocorreu entre os dias 27 e 30 de agosto, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de equipes de cinco países da América Latina: Brasil, Bolívia, Peru, México e Colômbia.
A vitória garantiu à equipe uma vaga na etapa Americas da competição, que será realizada em Indianápolis, nos Estados Unidos, entre 2 e 6 de abril de 2025. O protótipo desenvolvido por docentes e estudantes do IFRS venceu a competição pelo segundo ano consecutivo, mantendo o recorde brasileiro de desempenho em pista, com 716 km/l, registrado em 2023.
Mudança nas regras afetou o desempenho
Uma nova regra na categoria de combustão interna, que incluiu a medição do consumo elétrico utilizado para a partida do carro e sua atividade na pista, explica o desempenho inferior em comparação ao ano passado. Segundo o coordenador do projeto, professor Airton Campanhola Bortoluzzi, o consumo de combustível de gasolina foi similar ao de 2023, mas a adição do consumo elétrico resultou em uma redução de aproximadamente 105 km/l no desempenho geral. "O carro é o mesmo, tivemos praticamente o mesmo desempenho, e a diferença é referente ao consumo de energia elétrica", destacou Bortoluzzi.
Protagonismo feminino na competição
A edição deste ano também destacou o aumento da participação feminina em uma área tradicionalmente dominada por homens, como o automobilismo e as engenharias. Aproximadamente 60% das equipes participantes tinham mulheres como pilotas e quase 25% eram lideradas por mulheres, incluindo a Drop Team, que é capitaneada desde 2023 pela estudante de Logística Laisla Karen Portella, também pilota reserva do time.
Portella ressaltou o desafio e a evolução da presença feminina no evento: "Estar em um meio predominantemente masculino é desafiador, mas temos encontrado espaço e compartilhado nossos conhecimentos. Recebemos o respeito de cada um dos colegas". A equipe conta ainda com a participação da professora Luciara Vellar e da estudante de Marketing Isabelle Storti, que atuam nas áreas de gerenciamento, comunicação e marketing.
Participação do IFRS na Shell Eco-marathon
Além da Drop Team, o IFRS foi representado pela IFeco, equipe do Campus Rio Grande que competiu na categoria de bateria elétrica, mas não obteve classificação este ano. A equipe vencedora, composta por professores e estudantes, contou com a presença de Airton Bortoluzzi, Luciara Vellar, Eduardo Andreolla, Felipe Augusto Salini, Isabelle Storti, João Vendruscolo, João Bagnara, Jonas Sachet, Laisla Karen Portella e Maurício Butelli.
Sobre a Shell Eco-marathon
A Shell Eco-marathon, criada em 1939, é uma competição internacional que desafia equipes de ensino médio, técnico e superior a projetar, construir e pilotar veículos ultraeficientes em consumo de energia. Oficialmente lançada em 1985, a competição promove o uso de habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para explorar inovações em design e tecnologia automotiva.
Commentaires