top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entrevista com Maurício Falkoski - Educação financeira (Olho Vivo - 11/03/2024)

Maurício Falkoski, consultor financeiro, fala sobre a importância do planejamento e do controle dos gastos

 

O programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, recebeu na manhã desta segunda-feira (11) o consultor financeiro Maurício Falkoski, que falou sobre educação financeira. Ele já havia participado do programa em outra ocasião, e voltou para dar continuidade ao assunto, que considera muito importante para as famílias.

Falkoski explicou que a educação financeira é o conjunto de conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas gerenciar melhor o seu dinheiro, buscando equilibrar o ganho e o gasto, e evitar o endividamento. Ele disse que muitas pessoas não têm essa educação, pois não aprenderam na escola nem com os pais, e acabam tendo dificuldades para lidar com as finanças.

Ele também comentou que a educação financeira deve envolver toda a família, pois todos são responsáveis pelos gastos e devem colaborar para o planejamento. Ele alertou que a falta de controle financeiro pode gerar problemas dentro de casa, como estresse, brigas e até agressões verbais. Por isso, ele defendeu que as pessoas assumam o protagonismo da sua vida financeira, e não fujam ou ignorem os problemas.

Falkoski contou que tem um trabalho voltado à educação financeira, e que realiza palestras em escolas, igrejas e empresas, levando informações e orientações sobre o tema. Ele afirmou que o objetivo das palestras é fazer as pessoas pensarem sobre o planejamento financeiro, e não dar receitas prontas ou milagrosas.

Ele adiantou que hoje ele iria abordar a questão do ganhar e gastar, que é a base da educação financeira. Ele disse que é preciso ter uma fotografia financeira, ou seja, um registro de todas as entradas e saídas de dinheiro, para saber quanto se ganha e quanto se gasta, e onde se pode economizar ou investir. Ele também disse que é preciso ter metas e objetivos financeiros, e acompanhar o progresso.

Confira a entrevista na íntegra:


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page