top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entendendo a transgeracionalidade: a psicóloga Jordana Calcing discute suas implicações (Escuta Aqui | 15/04/2024)

Entenda o conceito da transmissão de comportamentos e padrões psíquicos entre gerações

 

A psicóloga Jordana Calcing esclareceu o conceito de transgeracionalidade durante o programa Escuta Aqui, da Rádio Sideral, nesta segunda-feira (15), destacando como experiências e comportamentos são passados de geração para geração. Segundo Calcing, a transgeracionalidade não se limita apenas a heranças positivas, mas também inclui aspectos negativos que podem influenciar o comportamento e a saúde mental dos indivíduos.

Calcing explicou que a transgeracionalidade começa antes do nascimento de uma pessoa, sendo influenciada pela história de vida da família. Ela mencionou que muitas vezes carregamos histórias familiares não contadas, conhecidas como segredos familiares, que podem afetar nosso comportamento de maneiras que não compreendemos totalmente. Estes podem incluir comportamentos de risco, sofrimento psíquico e até mesmo envolvimento com atos infracionais.

Por outro lado, há aspectos transgeracionais positivos, como comportamentos aprendidos que são socialmente aceitos e contribuem para o bem-estar e o sentimento de pertencimento. Calcing destacou a importância da educação e das relações familiares como exemplos de influências transgeracionais benéficas.

Ao discutir a origem dessas influências, Calcing diferenciou entre fatores genéticos, como a predisposição para dependência química, e aspectos psíquicos transgeracionais aprendidos através da convivência e experiências familiares. Ela introduziu o conceito de lealdade familiar, exemplificando com a tendência de um filho adotar comportamentos semelhantes aos de um pai falecido, seja como uma forma de honrar sua memória ou manter viva sua presença psíquica.

A psicóloga ressaltou que, embora existam componentes genéticos em certos comportamentos, muitos são aprendidos e reforçados pelo ambiente familiar e pelas experiências vividas, destacando a complexidade da transgeracionalidade e seu papel na formação da identidade e comportamento dos indivíduos.

Ouça a entrevista completa:


VEJA TAMBÉM

bottom of page