Capacitação visa ampliar acesso a terapias complementares no Alto Uruguai
As enfermeiras Fernanda Pinheiro e Gisele Carlesso, do município de Ipiranga do Sul, concluíram na última terça-feira (26/11) o curso “Introdução às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” (PICS), realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim. A capacitação foi promovida em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e reuniu 71 profissionais de 24 municípios da região.
Sobre o curso
O curso, composto por quatro módulos, atendeu a uma demanda do Fórum Regional de Prevenção e Promoção da Saúde e buscou ampliar a oferta e o acesso às PICS na região. Além de fornecer noções básicas sobre as práticas, a formação capacitou os participantes a atuarem como multiplicadores desse conhecimento em suas localidades.
Com a conclusão da formação, as enfermeiras estão habilitadas a implementar essas práticas em Ipiranga do Sul no futuro, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
O que são as PICS?
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) consistem em abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir doenças, promover e recuperar a saúde. Fundamentadas em conhecimentos tradicionais, as PICS utilizam recursos terapêuticos que consideram os aspectos físico, mental e social como determinantes da saúde.

コメント