A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta sexta-feira (28/4) que a bandeira tarifária vigente para o mês de maio será a verde. Com a oferta abundante de recursos de origem hidráulica e os níveis dos reservatórios das hidrelétricas em média de 87%, não haverá valor adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores em todo o país. Essa é a mesma condição favorável verificada desde abril de 2022.
A bandeira verde, válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas. O SIN é a malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.
Com base nos dados até aqui realizados, a ANEEL projeta a continuidade da bandeira verde durante todo o ano de 2023. O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, afirmou que essa continuidade da bandeira verde, sem custo adicional para o consumidor, ajuda a equilibrar as contas das famílias em todo o país.
As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 para propiciar transparência ao custo real da energia. O mecanismo é atualizado constantemente pela ANEEL com base nas condições de geração de energia no país. A bandeira verde indica condições favoráveis para a geração de energia elétrica e não gera custo adicional para o consumidor.
Comments