Enem: MEC lança aplicativo com simulados e IA para revisão
- Andrei Nardi

- há 3 horas
- 2 min de leitura
Ferramenta "Simuladão do Enem" está disponível para estudantes que farão as provas de ciências da natureza e matemática no próximo domingo (16)
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que se preparam para as provas de ciências da natureza e matemática no próximo domingo (16) podem utilizar um novo aplicativo lançado pelo Ministério da Educação (MEC) para revisar os conteúdos. Batizado de "Simuladão do Enem" (MEC Enem), o app oferece simulados e um assistente virtual com inteligência artificial.
A ferramenta está disponível nas lojas Apple Store e Google Play, além de poder ser acessada pela internet. Para utilizar, os interessados precisam se conectar pela plataforma Gov.Br com seu CPF e realizar um cadastro.
Conteúdos e Funcionalidades
Após o login, o estudante tem acesso a conteúdos em formatos de vídeo e apostilas. A plataforma também oferece trilhas de estudo por complexidade, simulados completos com questões de provas anteriores do Enem e simulados por campo do conhecimento.
O assistente virtual com IA pode ser usado para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados e tirar dúvidas com base nas matérias do exame. O progresso e as pontuações de cada estudante ficam registrados em um perfil privado, com a opção de compartilhamento nas redes sociais.
Segundo dia de provas
No domingo (16), os participantes resolverão as questões de ciências da natureza e suas tecnologias; e de matemática e suas tecnologias.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A aplicação das provas começa às 13h30 e termina às 18h30, meia hora mais cedo que no primeiro domingo.
Reaplicação
Os participantes que perderam o primeiro dia de provas do Enem 2025 devido a problemas logísticos (como desastres naturais) ou por doenças infectocontagiosas terão a reaplicação garantida.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que esses candidatos façam o segundo dia de provas normally, se possível. As provas da reaplicação ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro.
O prazo para solicitar a reaplicação será de 17 de novembro até as 12h de 21 de novembro, por meio da Página do Participante, no site do Inep.









