top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Emater/RS-Ascar será homenageada na Assembleia Legislativa gaúcha

O Dia Nacional da Extensão Rural, celebrado no dia 06 de dezembro, será comemorado no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (29/11), quando a Emater/RS-Ascar será homenageada pela Assembleia Legislativa. O Grande Expediente acontece no Plenário 20 de Setembro. A data visa prestar homenagem a todos os extensionistas rurais por seu trabalho.


A Diretoria da Emater/RS e extensionistas vão acompanhar a homenagem, que inicia à 13h, com degustação de produtos da agricultura familiar, elaborados por empreendedores familiares assessorados pela Emater/RS-Ascar. A proposição da solenidade é da deputada estadual Zilá Breitenbach que, na Tribuna, falará sobre a história da Extensão Rural e Social no RS.


O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Valdeci Oliveira, emitiu convite a representantes das instituições parceiras da Emater/RS-Ascar para acompanhar o ato, que será transmitido pela TV Assembleia no link no link no link youtube.com/watch?v=jWE8us-_UkA.

74 anos de extensão rural no Brasil

A Extensão Rural no Brasil surgiu em Minas Gerais em 1948, com a fundação da Emater-Minas Gerais, na época denominada Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar-MG). A data representa um marco para os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), hoje presente nos 27 estados brasileiros.


No RS, a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) foi fundada em 02 de junho de 1955, com o objetivo de garantir o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria das condições de vida de quem vive no campo, além de oferecer crédito para as famílias do meio rural.


No dia 14 de março de 1977 foi criada a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), que se somou à Ascar para prestar Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), com o objetivo de melhorar as condições de vida e a renda das famílias no meio rural, promovendo o desenvolvimento econômico e social das áreas rurais a partir de políticas públicas que garantam a inclusão social e produtiva dessas famílias, e servir de ponte entre a pesquisa agropecuária e o produtor rural, levando tecnologias e conhecimentos.


VEJA TAMBÉM

bottom of page