Renovação de contratos entre Emater/RS-Ascar, SDR e Seapi garante continuidade das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, com foco em inovações e participação de jovens e mulheres
Na sexta-feira (29/12/2023), a Emater/RS-Ascar anunciou a renovação dos contratos com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), assegurando a continuidade das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Rio Grande do Sul. O compromisso abrange os próximos cinco anos, alinhando-se às diretrizes do Governo Estadual.
A presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, ressaltou a dedicação das equipes envolvidas na assinatura dos contratos, destacando a importância da parceria com as secretarias. "Foram dias intensos, de diálogo com as secretarias e de muito empenho da nossa equipe e dos secretários Ronaldo Santini e Giovani Feltes. A Emater é o braço do Governo do Estado junto às famílias rurais e muito nos orgulha a parceria que temos com a SDR e a Seapi, que possibilita a realização do trabalho continuado de Aters”, comentou.
A renovação impacta mais de 204 mil famílias atendidas pela Emater/RS-Ascar em todo o estado. Em 2023, a instituição registrou o atendimento a 204.750 famílias gaúchas, totalizando 1.860.299 atendimentos, promovendo o desenvolvimento rural sustentável.
Os contratos renovados preveem a assistência a mais de 200 mil famílias em 2024, enfocando tecnologias sociais, inclusão social e produtiva, juventude rural, tecnologias agropecuárias e medidas para enfrentar vulnerabilidades climáticas. O Plano Anual de Trabalho para 2024 destaca 11 focos prioritários, incluindo acesso a políticas públicas, manejo da água e do solo, bovinocultura de leite, segurança alimentar, turismo rural, horticultura, educação sanitária, agroindústria familiar, produção de grãos e pecuária familiar.
Kommentare