top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Emater/RS-Ascar intensifica esforços no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti

Atividades de Aters são ampliadas para prevenir a Dengue em áreas rurais do Rio Grande do Sul

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), tem promovido uma série de ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) para combater a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Uma pesquisa recente evidenciou que, nos últimos meses, foram implementadas várias iniciativas educativas e preventivas nas comunidades rurais do estado.

Extensionistas de 140 municípios gaúchos participaram da pesquisa, relatando a entrega de material informativo e a realização de visitas a propriedades rurais, além de reuniões com grupos comunitários. A Emater/RS-Ascar também tem colaborado com diversas entidades, como conselhos municipais, escolas, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), grupos de mulheres, Vigilância Sanitária e administrações locais, para disseminar orientações sobre a prevenção da Dengue.

Leila Ghizzoni, extensionista do Núcleo de Desenvolvimento Social da Emater/RS-Ascar, destacou que as palestras educativas abordam temas variados, incluindo saneamento básico e gestão ambiental, não se limitando apenas ao combate ao mosquito. As ações também envolvem limpeza urbana, recolhimento de entulhos e pneus, e manutenção de caixas d'água.

Informações sobre sintomas e medidas preventivas estão sendo divulgadas por meio de murais, feiras, eventos e grupos de WhatsApp, além de programas de rádio. Em Bom Princípio, a Emater/RS-Ascar planeja uma ação de conscientização durante a Feira de Troca-Troca de Sementes e Mudas no dia 15 de maio. Em Turuçu, uma iniciativa similar já foi realizada na Feira da Agricultura Familiar.

O escritório municipal de Carazinho tem conduzido campanhas de orientação e limpeza, enquanto em Cerro Largo, onde há um alto índice de casos de Dengue, estão sendo intensificadas as atividades educativas. Em Coronel Pilar, estão previstas ações de Aters voltadas para idosos e artesanato, com distribuição de material informativo sobre a Dengue.

Por fim, em Nova Palma, a Emater/RS-Ascar, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, tem promovido campanhas que vão desde a produção de mudas de citronela até a distribuição de materiais educativos, visando reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page