ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Em noite marcada por homenagens à Janete Jevinski, foi aberto o XI Acampamento Farroupilha

Evento tradicional de Getúlio Vargas acontece em meio à restrições por causa da pandemia

 

Aconteceu na noite desta quinta-feira (16) a solenidade de abertura da programação do XI Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas. O evento será realizado até 20 de setembro e adota uma série de medidas para sejam respeitados os protocolos sanitários de contenção à Covid-19.


A solenidade desta quinta contou com a presença de autoridades municipais, representantes dos piquetes e familiares da patrona, Janete Jevinski, que foi homenageada por ser a idealizadora do Acampamento Farroupilha e por ser uma pessoa que sempre trabalhou em prol da cultura no município. Janete era diretora de Cultura de Getúlio Vargas e faleceu em 2020.


Após a chegada da Chama Crioula, autoridades manifestaram-se dando início à programação. Sérgio Lima, representante da frente parlamentar em defesa do tradicionalismo gaúcho, destacou a importância de eventos como esse para a sociedade e manutenção da cultura gaúcha.


O Quarteto Acordes foi o responsável por executar os hinos Nacional e Gaúcho, além de apresentarem a canção "Meu Pago", de Luiz Marenco.


O tema dos festejos farroupilhas deste ano é "Caminhos de Anita". O tema é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita Garibaldi e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

Fotos: Andrei Nardi / Grupo Sideral de Rádios



VEJA TAMBÉM