ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Em Charrua, toda população acima de 18 anos já foi vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose


Entre os 37 municípios que já vacinaram com a primeira dose, toda a população acima de 18 anos, um é da Região 16: Charrua.


Com uma população aproximada de 3.500 habitantes (total), a Secretaria de Saúde registra que foram aplicadas, ao todo, 2.360 doses (D1) e, até o momento, 1.512 da segunda dose. Em relação ao imunizante da Janssen (dose única), foram 65 aplicações.


Conforme a secretária da pasta, Janete Gava Derengoski, a fase atual é de muita alegria, considerando, também, que, quinta-feira (12) o município zerou o número de casos ativos (pessoas com o vírus em período de transmissão). “Estamos muito satisfeitos, principalmente com o empenho de toda a população e profissionais de saúde. No que se refere às vacinas, a impressão é de que foi rápido e, mesmo com quantitativos pequenos em cada remessa, conseguimos organizar de modo que fosse agilizada a campanha no município. Nosso objetivo sempre foi contemplar o maior número de faixas etárias, o quanto antes, com o imunizante contra a covid-19”, destacou Janete, citando, ainda, que lamenta o fato de 12 pessoas terem sido vítimas das complicações do Coronavírus.


A secretária salienta que as equipes não mediram esforços e trabalharam, inclusive, nos sábados e feriados. “Agradecemos a dedicação de cada um nessa batalha contra o vírus. Também já conseguimos vacinar algumas pessoas de 12 a 17 anos, com comorbidades. Aos poucos, todos são contemplados”, ressalta, pontuando que o município enviou um ofício à 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, para comunicar que não é mais necessário envio de doses para a primeira aplicação, a partir de 18 anos.


Cuidados permanentes


Ao passo que a imunização avança no âmbito de município e região, é essencial lembrar que ainda há necessidade de prosseguir com os cuidados que também são fundamentais para evitar o contágio pelo Coronavírus, como o uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social. “Estamos voltando com algumas atividades, como na Secretaria de Assistência Social, com os grupos em número reduzido de participantes, seguindo todos os protocolos e com as orientações da Vigilância em Saúde”, enfatiza a responsável pela Secretaria.


Ao mesmo tempo, Janete reforça o pedido à comunidade para que monitore a carteirinha de vacinação e o prazo de retorno para receber a segunda dose. “É imprescindível a aplicação da D2 para ampliar a proteção”, afirma.


Fonte: Imprensa Prefeitura de Charrua via Rádio Tapejara

VEJA TAMBÉM