top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleitores já podem consultar local de votação para o 1º turno das eleições municipais de 2024; saiba como

Aplicativos e site do TSE permitem verificação da zona e seção eleitoral para o pleito de outubro

 

Os eleitores que irão votar no primeiro turno das eleições municipais de 2024, no próximo domingo (6), e no possível segundo turno, em 27 de outubro, já podem consultar o local de votação. A consulta pode ser feita por meio do aplicativo e-Título ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que informam a zona e seção eleitoral atualizadas.

Como consultar no site do TSE

No portal do TSE, o eleitor pode acessar a aba "Serviços eleitorais" e selecionar "Local de votação/zonas eleitorais". Após ser redirecionado, deve clicar em "Consulte Onde Votar" e preencher os dados solicitados, como nome, título de eleitor ou CPF, data de nascimento e nome da mãe.

As páginas dos 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também disponibilizam essa consulta. O sistema Autoatendimento Eleitoral - Título Net é outra opção para verificar o local de votação.

Consulta no aplicativo e-Título

O aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS, também permite consultar o local de votação. O app exibe essas informações logo na tela inicial e, com ferramentas de geolocalização, guia o eleitor até a seção eleitoral. É recomendado que o app seja baixado até sábado, dia 5 de outubro.

Documentos necessários para votar

No dia da eleição, não é obrigatório levar o título de eleitor, mas é necessário apresentar um documento oficial com foto, como e-Título, carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou CNH. Documentos expirados serão aceitos, desde que permitam identificar o eleitor.

Número de eleitores e regras de votação

O Brasil conta com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar em 5.569 municípios. O voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 69 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos. Eleitores no exterior não votam nas eleições municipais e só precisam justificar ausência nas eleições para presidente da República.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page