Eleitores de Getúlio Vargas votam neste domingo (5) para eleição suplementar do Conselho Tutelar
- Andrei Nardi
- há 24 horas
- 2 min de leitura
Votação definirá a ordem de classificação de duas candidatas suplentes para o mandato que segue até 2028; processo é necessário por falta de suplentes no quadro atual
A eleição suplementar para a escolha de novos membros suplentes do Conselho Tutelar de Getúlio Vargas ocorre no próximo domingo, 5 de outubro. A votação será realizada das 8h às 17h no Centro de Convivência do Idoso Natalício José Botolli. Em entrevista ao programa "Olho Vivo", da Rádio Sideral, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Rosane Fátima Carbonera Cadorin, e a presidente da Comissão Eleitoral, Glaucia Poczyzts, explicaram que o processo é necessário devido à falta de suplentes para o mandato vigente e detalharam como os eleitores podem participar.
"Esse processo teve que ocorrer porque nós ficamos sem suplentes", explicou Rosane Cadorin. "Nós tínhamos cinco suplentes, que é obrigatório em lei, porém, na medida do tempo, elas foram desistindo da suplência", completou a presidente do Comdica. O mandato das eleitas será válido até 9 de janeiro de 2028, completando o período da gestão atual.
Como e onde votar
A votação será concentrada em um único local: o Centro de Convivência do Idoso Natalício José Botolli, localizado ao lado da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Cônego Stanislau Olejnik (creche) O horário será ininterrupto, das 8h às 17h. Conforme explicou Glaucia Poczyzts, o processo utilizará urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral.
"A votação vai ser realizada mediante a utilização de urnas eletrônicas emprestadas pela Justiça Eleitoral e vai aparecer a fotografia do candidato com o respectivo número da candidatura", detalhou a presidente da Comissão Eleitoral.
Para votar, podem participar maiores de 16 anos inscritos como eleitores no município, sendo necessário apresentar o título de eleitor ou um documento oficial com foto. Haverá quatro seções eleitorais no local, com os eleitores distribuídos por ordem alfabética e orientados por uma equipe de 12 mesários. O eleitor poderá votar em apenas uma candidata.
Conheça as candidatas
Duas candidatas concorrem às vagas de suplente. O processo de votação definirá a ordem de classificação entre elas.
Chica - número 101
Janete Arenhart - número 103
A propaganda eleitoral das candidatas se encerra às 8h desta sexta-feira, 3 de outubro.
A importância do Conselho Tutelar
Rosane destacou o papel fundamental do órgão. "A importância do nosso conselheiro tutelar, que ele atua estritamente em atender as crianças e adolescentes sempre que os seus direitos forem ameaçados ou violados, atender e aconselhar os pais ou responsáveis aplicando as medidas previstas em lei", afirmou.
Apuração e próximos passos
A apuração dos votos ocorrerá no mesmo local, logo após o encerramento da votação, às 17h de domingo. O cronograma oficial prevê a publicação do resultado preliminar na segunda-feira, 6 de outubro. Haverá prazo para recursos nos dias 7 e 8, com o resultado definitivo sendo divulgado em 13 de outubro.
"Depois desse prazo, nós pensamos em fazer uma capacitação para essas novas conselheiras", adiantou Rosane Cadorin, explicando que, embora não assumam imediatamente, as suplentes precisam estar preparadas para quando forem convocadas.
