ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2020: mulheres conquistam apenas 12% das prefeituras no país

Segundo o TSE, homens — que representam 70% das candidaturas, incluindo vices e vereadores — venceram em 88% das cidades onde já houve definição

Os resultados das urnas no 1º turno das eleições municipais em todo o Brasil confirmaram a vitória de uma maioria (87,9%) de prefeitos homens, frente às conquistas das candidaturas femininas, segundo os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


Entretanto, o pleito deste ano teve a presença de 2,5 vezes menos mulheres em relação à quantidade total de homens na corrida eleitoral, somados os dados de concorrentes aos cargos de prefeito, vice e vereadores.


Segundo os números oficiais, foram eleitos 4.729 candidatos homens. Apenas 650 (12,1%) mulheres venceram as disputas e se tornaram prefeitas nas 5.379 cidades que já tiveram os seus gestores municipais definidos no último domingo.


Etnia e raça


A estatística do TSE mostrou também a predominância de brancos vitoriosos em relação a concorrentes de outras etnias e raças nas prefeituras municipais.


Segundo os números, 3.608 (67,1%) candidatos se declararam brancos, enquanto outros 1.612 ( (30%) se apresentaram como pardos e mais 2% (108) disseram ser pretos.


Ainda conforme o levantamento, 7 prefeitos eleitos (0,2%) são de origem indígena, 23 se apresentaram como amarelos (0,4%) e outros 21 não deram informações sobre as suas características étnicas e raciais à Justiça Eleitoral.


Fonte: R7

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web