EGR diz que irá remover terceira faixa em pontos críticos da ERS-135 após série de acidentes
- Andrei Nardi
- 19 de jun.
- 2 min de leitura
Intervenção nos quilômetros 47 e 59 está prevista para a próxima terça-feira, segundo a empresa
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deve realizar na próxima terça-feira, 24 de junho, uma intervenção para remover a terceira faixa em dois pontos considerados críticos da ERS-135, nos quilômetros 47 e 59. A informação foi confirmada ao Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS e Deputado Estadual, Gilmar Sossella, pelo presidente da estatal, Luiz Fernando Vanacor. A medida, que visa criar uma área de acostamento e aumentar a segurança, atende a um apelo da população da região. No dia 9 de junho, Sossella enviou ofício requisitando informações sobre a realização de um estudo técnico previamente acordado para mitigar os riscos no local. A execução do serviço depende das condições climáticas.
Risco elevado e estatísticas de acidentes
No ofício encaminhado à presidência da EGR, Sossella detalhou a periculosidade dos dois trechos. No quilômetro 59 da rodovia, no sentido Erechim - Getúlio Vargas, foi registrado o tombamento de 10 caminhões que saíram da pista em um período de apenas 15 dias.
O outro ponto de atenção está localizado no quilômetro 47, próximo a um controlador de velocidade e da empresa Tonial Mudas, no município de Estação. No local, a ausência de acostamento representa um risco severo, pois uma saída de pista pode resultar na queda de veículos em um aterro com mais de 20 metros de altura.
Histórico da reivindicação e o compromisso da EGR
A preocupação com a segurança nesses pontos da ERS-135 não é recente. Conforme Sossella, o tema já havia sido tratado em uma audiência em julho de 2023, durante a gestão de Luiz Fernando Zachia na presidência da EGR, ocasião em que o atual presidente, Luiz Fernando Vanacor, atuava como Diretor Técnico.
Após o novo contato, o presidente da EGR confirmou que a empresa irá executar a retirada da terceira faixa nos dois locais para solucionar o problema. A previsão, segundo o retorno de Vanacor, é que o serviço seja realizado na terça-feira, caso o tempo permita.
