Fenômeno criará o efeito "anel de fogo" no céu e será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional
Na próxima quarta-feira (2), o eclipse anular do Sol poderá ser visto em partes das regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. O fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, mas, por estar mais distante, não cobre completamente o Sol, criando o efeito visual conhecido como "anel de fogo".
Onde será visto
No Brasil, o eclipse será visível como parcial em várias regiões, especialmente no sul do país e partes do sudeste e centro-oeste. A visualização como anular, onde o "anel de fogo" é visto, ocorrerá em uma estreita faixa que passa pelos oceanos Pacífico e Atlântico, além de regiões do Chile e Argentina.
Explicação do fenômeno
Segundo Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional (ON), "quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada". Ela explica que esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita em relação à Terra, fazendo com que pareça menor do que o Sol. A sombra mais escura projetada pela Lua, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra, enquanto a penumbra, a sombra mais clara, deixa parte da luz passar e mostra o eclipse como parcial.
Frequência dos eclipses
A astrônoma esclareceu que os eclipses solares acontecem, em média, duas vezes ao ano, podendo ser totais, anulares ou parciais. O último eclipse anular aconteceu em 14 de outubro de 2023 e também foi visível em parte do Brasil. Eventos como esse costumam ser acompanhados de eclipses lunares, como o parcial ocorrido em setembro de 2023.
Como observar o eclipse com segurança
Para observar o eclipse de forma segura, Josina Nascimento alerta para o uso de equipamentos adequados. "Jamais olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X e filtros improvisados não são seguros. É essencial usar filtros certificados, como óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14", orientou.
Transmissão ao vivo
O Observatório Nacional, em parceria com o Projeto Céu em sua Casa e o Time And Date, fará a transmissão ao vivo do eclipse no YouTube, oferecendo uma alternativa segura para quem deseja acompanhar o fenômeno sem sair de casa.
Commenti