top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Duas massas de ar frio devem atingir o Sul do Brasil nesta semana, com a segunda provocando temperaturas mais baixas de 2024

Primeira massa de ar frio afetará mais o Sul do RS, enquanto a segunda trará frio intenso e geadas ao final da semana

 

Duas massas de ar frio vão atingir o Sul do Brasil nesta semana, sendo que a segunda será de maior intensidade, trazendo um período prolongado de temperaturas invernais típicas da época. A segunda incursão de ar frio será responsável por provocar as temperaturas mais baixas registradas em 2024 até o momento.

O mês de junho, que normalmente é um dos mais frios do ano, está sendo marcado por temperaturas muito acima da média em quase todo o Centro-Sul do Brasil. Os desvios de temperatura, especialmente as máximas, são significativos em relação às médias históricas. A primeira massa de ar frio impactará mais o Sul do Rio Grande do Sul, com os efeitos mais sentidos na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul gaúcho, trazendo frio já nesta segunda-feira (24) e as menores marcas no amanhecer de terça-feira (25). No entanto, na Metade Norte do RS, embora as temperaturas diminuam, não serão tão baixas quanto no Sul, com mínimas mais baixas nas madrugadas de terça e quarta-feira (26), mas sem previsão de frio intenso.

Com isso, haverá condições propícias para a formação de geada na Serra do Sudeste, Campanha e fronteira com o Uruguai na primeira metade da semana, com temperaturas entre 1ºC e 3ºC, especialmente na madrugada de terça-feira.

Chuva na segunda metade da semana precede ar mais gelado

A massa de ar frio do início da semana não é de grande intensidade e não vai estabilizar o tempo por vários dias. Na metade da semana, a tendência é de retorno da chuva ao Rio Grande do Sul, com intensidade forte em algumas cidades. Um centro de baixa pressão vai avançar para o Estado na quarta-feira (26), trazendo chuva e trovoadas, com possíveis temporais isolados. A baixa pressão avançará para o oceano, convertendo-se em um ciclone distante da costa, sem maiores riscos para o continente. O ciclone impulsionará ar mais frio e seco, trazendo temperaturas baixas e frio mais intenso no Oeste e Sul durante a madrugada de quinta-feira (27).

Na sexta-feira (28), uma segunda e mais forte massa de ar frio de origem polar avançará da Argentina e do Uruguai para o Sul do Brasil, acompanhada por uma frente fria que trará chuva em diversas regiões do RS, especialmente na Metade Norte. Essa massa de ar gelado cobrirá o Estado no próximo fim de semana, atingindo outras áreas do Centro-Sul do Brasil.

Como consequência, a temperatura cairá acentuadamente no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. As madrugadas do próximo fim de semana, especialmente domingo (30), terão as menores temperaturas do ano até agora, com ar seco e gelado de origem polar. O frio persistirá na segunda-feira (1º de julho), com mínimas muito baixas e generalizadas no Sul do Brasil, incluindo temperaturas abaixo de zero em diversas localidades. As madrugadas de domingo (30) e segunda-feira (1º/7) podem ter geada em muitos municípios, com paisagens cobertas de gelo ao amanhecer. Recomenda-se atenção às atualizações da MetSul Meteorologia ao longo da semana, pois as projeções de temperatura podem sofrer modificações diárias.

Previsão do tempo para Getúlio Vargas/RS

  • Terça-feira (25): Chuvoso durante o dia e à noite. Temperatura mínima de 8°C e máxima de 14°C. Chuva de 8mm.

  • Quarta-feira (26): Chuvoso durante o dia e à noite. Temperatura mínima de 10°C e máxima de 14°C. Chuva de 20mm.

  • Quinta-feira (27): Dia de sol com aumento de nuvens à tarde. Não chove. Temperatura mínima de 6°C e máxima de 14°C.

  • Sexta-feira (28): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura mínima de 9°C e máxima de 15°C. Chuva de 5mm.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page