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Dia dos Pais deve movimentar R$ 735 milhões no Rio Grande do Sul, com aumento de 5% nas vendas

Data comemorativa se torna crucial para a recuperação econômica após enchentes, segundo a FCDL-RS

 

Quarta data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, o Dia dos Pais, que será celebrado em 11 de agosto, deve movimentar R$ 735 milhões no Rio Grande do Sul. Esse valor representa um aumento de 5% nas vendas em comparação com a mesma data de 2023, de acordo com a estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).

Fatores impulsionadores

A FCDL-RS levou em conta diversos fatores para essa estimativa, incluindo o avanço do processo de recuperação da economia gaúcha após as enchentes de maio, o forte apelo emocional da data, e a melhora nos indicadores de empregabilidade e desaceleração da inflação.

“Temos uma boa expectativa de que as vendas serão positivas no Dia dos Pais 2024. Embora o nosso Estado ainda esteja buscando superar os problemas causados pelas inundações de maio, observamos um otimismo de parte dos lojistas em relação a essa data, além de uma intenção de consumo crescente da população. Inclusive, é possível verificar que alguns itens que podem ser adquiridos para presentear os papais, como aparelhos eletrônicos, tiveram queda de preço, o que estimula a compra”, afirmou Vitor Augusto Koch, presidente da FCDL-RS.

Produtos mais procurados e tíquete médio

Os principais produtos adquiridos devem ser roupas, calçados, perfumes, utilidades domésticas e eletroeletrônicos. O tíquete médio (valor médio gasto por cliente em uma compra) previsto é de R$ 265, um valor expressivo para a data.

Estratégias para os lojistas

Koch destacou a importância de os lojistas aproveitarem as datas comemorativas para conquistar e fidelizar clientes, especialmente neste cenário de reconstrução. Ele sugeriu a utilização das redes sociais, vitrines atrativas, um bom mix de produtos, promoções e condições de pagamento facilitadas como estratégias eficazes.

Outro detalhe importante, especialmente nas cidades mais afetadas pelas cheias, é incentivar o consumo nas lojas locais para fortalecer o desenvolvimento dos municípios e ajudar no reaquecimento econômico do Estado.

“Neste cenário de reconstrução, é fundamental que os lojistas consigam aproveitar as datas comemorativas para conquistar e fidelizar clientes. E isso pode ser feito por meio da utilização das redes sociais, com vitrines atrativas, um bom mix de produtos, promoções e condições de pagamento facilitadas. Outro detalhe importante é, especialmente nas cidades que mais sofreram com as cheias, o consumidor fazer suas compras para o Dia dos Pais nas lojas locais. Essa relação de confiança vai fortalecer o desenvolvimento dos municípios e ajudar no reaquecimento econômico do Estado”, concluiu Koch.

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