top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desemprego cai e RS atinge menor taxa em sete anos, aponta IBGE

O Rio Grande do Sul atingiu no terceiro trimestre a menor taxa de desemprego dos últimos sete anos, aponta dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Trimestral, do IBGE, divulgada na quinta-feira (17). No segundo trimestre do ano, o desemprego era de 6,3% no estado, e caiu para 6% no terceiro. É a taxa mais baixa desde 2015.

"A partir de 2015 começou a subir muito o desemprego e, agora, nos voltamos aquele nível de 2015", afirma o pesquisador da Pnad Contínua, Walter Rodrigues.

Ao todo, são 5,9 milhões de pessoas no mercado de trabalho, número 2,52% maior do que no começo do ano. Mas ainda há 376 mil pessoas a procura de trabalho com carteira assinada no estado. Desse total, 68 mil buscam uma colocação há mais de dois anos.


A renda mensal do trabalhador também apresentou crescimento, de 6%, na passagem do segundo para o terceiro semestre. O valor médio por trabalhador passou de R$ 2,9 mil para R$ 3,1 mil.


O pesquisador entende que o aumento do rendimento real dos salário "é muito influenciado pela inflação, então como foi um trimestre de inflação mais baixa, isso fez com que o poder de compra do salário tivesse um crescimento".

Fonte: G1/RS

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page