Desempenho em saúde garante certificação e habilita Estação para novos recursos estaduais
- Andrei Nardi

- 11 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Município cumpriu metas de controle da dengue, vacinação e qualidade da água, integrando grupo de 17% das cidades gaúchas com alto desempenho
O cumprimento de 21 das 25 metas estipuladas pelo programa estadual Qualifica Vigilância RS garantiu a Estação o Certificado de Reconhecimento 2025. O desempenho, atingido por apenas 88 dos 497 municípios gaúchos (17,7%), habilita a cidade a receber repasses financeiros do Estado, que distribuiu R$ 7,1 milhões na segunda parcela do programa neste mês de dezembro.
A avaliação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) mediu a eficiência dos municípios em áreas prioritárias para a população, como o monitoramento da dengue, a cobertura vacinal e a fiscalização da qualidade da água para consumo humano. Na região da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Estação figura entre as 13 cidades que alcançaram o índice exigido de 20 ou mais ações concluídas.
O certificado, assinado pela secretária Arita Bergmann, valida a execução das políticas de prevenção e projeta um cenário favorável para o próximo ano. Segundo a SES, a previsão é de um aumento de 70% no volume de recursos destinados à vigilância em saúde para os municípios que mantiverem o desempenho em 2026.










