Na quarta-feira (18), a Defesa Civil de Getúlio Vargas realizou uma reunião para atualizar o Plano de Contingência, que orienta as ações e respostas em casos de eventos climáticos extremos, como chuvas fortes, enchentes, granizo ou vendaval. O encontro ocorreu no Gabinete do prefeito Mauricio Soligo e reuniu representantes da Defesa Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
O coordenador da Defesa Civil do município, Vicente Tozatti, explicou que o Plano de Contingência precisa ser revisado periodicamente, para que todos os envolvidos possam atuar de forma integrada em situações de emergência. O Plano define um conjunto de medidas que devem ser tomadas para reduzir os danos no menor tempo possível. O objetivo é envolver diversos órgãos na prevenção e no socorro aos desastres.
Entre os itens do Plano de Contingência estão a verificação de áreas de risco, a logística de trabalho, a identificação e funcionalidade de abrigos e as atribuições de cada órgão durante um evento. A Defesa Civil e a Prefeitura também têm realizado medidas preventivas ao longo do ano, como o desassoreamento dos rios, que evitou alagamentos na cidade nas últimas chuvas.
Comments