ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Decreto de Situação de Emergência de Quatro Irmãos é reconhecido pelo Estado e União


O Governo do Estado reconheceu a situação de emergência proposta pelo prefeito Giovan Poganski, conforme decreto assinado dia 14 de janeiro, quando se encaminhava para três meses sem chuva, com prejuízos significativos para o milho, feijão, soja do cedo e a produção de leite. Nesta segunda-feira (31/)1), o prefeito recebeu a comunicação do Governo Estadual.


O secretário municipal de Agricultura, Valdecir Luiz Toigo, explica que a situação naquele momento era crítica, conforme laudo técnico dos profissionais da área, lotados no Escritório Municipal da Emater/Ascar-RS no município. Naquele momento, a preocupação da Administração Municipal era com as pequenas propriedades atendidas pela Secretaria de Agricultura e as grandes empresas do agronegócio, responsáveis diretos pela produção de alimentos no municípios.


A decisão do Governo Estadual saiu dois dias antes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, publicar portaria reconhecendo a situação de emergência vivida pela maioria dos municípios gaúchos.


O secretário Toígo esclarece que, apesar da situação de emergência ser reconhecida após a chuva do final de janeiro, ainda é possível ser aproveitados efeitos da decisão, pelos agricultores em situações de renegociação de dívidas junto aos bancos públicos.


O secretário municipal de Agricultura de Quatro Irmãos adianta que irá conversar com o prefeito Giovan Poganski dos serviços prestados pela patrulha agricultores e da possibilidade de haver uma negociação no sentido de amenizar os custos do plantio e colheita de silagem.

VEJA TAMBÉM