Declaração de Rebanho tem adesão de 84,19% dos produtores gaúchos em 2023
- Andrei Nardi

- 17 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Os produtores que não cumpriram o prazo para a declaração devem entrar em contato com suas inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária de referência para regularizar seus cadastros
A Declaração Anual de Rebanho referente ao ano de 2023 teve uma adesão de 84,19% dos produtores rurais do Rio Grande do Sul que atuam no agronegócio de produção animal. Esse índice se manteve em linha com as médias de declarações entregues nos anos anteriores.
As Supervisões Regionais de Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga se destacaram por apresentar os maiores índices de entrega para o estado, superando os 90%. A Supervisão Regional de Passo Fundo liderou com a maior porcentagem, registrando 98,72% de declarações entregues.
Em relação aos municípios gaúchos, 115 (23,14%) alcançaram 100% de entrega das declarações e 252 (50,70%) apresentaram índices de entrega entre 80% e 99%.
Segundo Francisco Lopes, diretor-adjunto de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi), a penalidade para os produtores que não realizaram a declaração dentro do prazo é o bloqueio da movimentação dos animais e uma autuação, podendo ser uma advertência para os casos primários ou multa para os reincidentes.
Os produtores que não cumpriram o prazo para a declaração devem entrar em contato com suas inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária de referência para regularizar seus cadastros.
A Declaração Anual de Rebanho 2023 esteve disponível de 1º de junho a 31 de outubro do ano passado. A partir de setembro de 2023, foi implementado um novo módulo no Produtor Online, que permitiu a entrega da declaração de forma digital.










