Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realiza 16ª Sessão Ordinária na quinta-feira, 03 de julho
- Andrei Nardi

- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Na pauta, foram aprovados por unanimidade quatro pedidos de providências sobre infraestrutura urbana, um projeto de lei de incentivo ao esporte e a tribuna foi utilizada pelo Sindicato da Agricultura Familiar
A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realizou, na noite desta quinta-feira, 03 de julho, sua 16ª Sessão Plenária Ordinária de 2025. Os trabalhos foram marcados pela aprovação de um conjunto de proposições voltadas para a melhoria da infraestrutura e organização da cidade, além de um importante debate sobre a situação da agricultura familiar na região.
Foram aprovados por unanimidade quatro Pedidos de Providências e um Projeto de Lei do Executivo. A Tribuna Livre foi ocupada pelo coordenador do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SUTRAF), Nilton Scariot.
Demandas Urbanas em Pauta
Quatro Pedidos de Providências que tratam de questões de infraestrutura urbana foram aprovados por unanimidade:
Pedido de Providências nº 41/2025: De autoria do vereador Jeferson Wilian Karpinski, solicita um estudo técnico para solucionar o acúmulo de barro na Rua Dorvalino Rigo, no bairro Santa Catarina.
Pedido de Providências nº 42/2025: Proposto pelo vereador Jorge Volmar dos Santos, sugere a instalação de um toldo e a construção de um abrigo para taxistas e "chapas" na Praça Flores da Cunha.
Pedido de Providências nº 43/2025: Apresentado pelo vereador Jean Carlos Mazzotti, pede melhorias na sinalização do cruzamento das ruas Engenheiro Firmino Girardello, Pedro Toniollo e Ângelo Giacometti.
Pedido de Providências nº 44/2025: De autoria da vereadora Luana Lanfredi, com emenda do vereador Jean Carlos Mazzotti, solicita um estudo para a criação de uma área de carga e descarga na Rua Major Cândido Cony, esquina com a Avenida Severiano de Almeida. A discussão gerou um amplo debate sobre a necessidade de uma lei municipal para regulamentar o tema em toda a cidade.
Incentivo ao Esporte
Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 51/2025, de autoria do Poder Executivo. A lei autoriza o município a firmar parceria, via Termo de Fomento, com a Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS). O objetivo é viabilizar a vinda de jogos do Campeonato Gaúcho de Futsal, com a equipe do Atlântico, para a cidade.
Pauta do Campo na Tribuna Livre
O coordenador do SUTRAF, Nilton Scariot, apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam a redução de 243 pequenas propriedades (até 50 hectares) no município entre 2007 e 2018. Ele detalhou a pauta de reivindicações da categoria junto aos governos federal e estadual, que inclui a renegociação de dívidas, crédito para investimento e programas de recuperação de solo e irrigação.










