Curso gratuito discute inteligência artificial, direitos digitais e justiça social
- Andrei Nardi

- 15 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Voltada a grupos minoritários, formação "Tramas Digitais" oferece aulas online de julho a outubro e bolsa para projetos individuais; inscrições até 06/06
A organização social Olabi está com inscrições abertas, até 06/06, para a formação gratuita “Tramas Digitais: Tecendo Futuros”, voltada a pessoas de grupos minoritários e interessadas em temas como direitos digitais, inteligência artificial, economia digital e justiça socioambiental. O curso será realizado entre julho e outubro, com aulas online às quartas-feiras, das 19h às 21h, totalizando 26 horas de atividades teóricas e práticas.
Diversidade e tecnologia no centro do debate
A Olabi atua para ampliar a diversidade nas áreas de tecnologia e inovação e, com o projeto, busca reunir participantes de diferentes realidades sociais. O público-alvo inclui mulheres, pessoas negras e indígenas, população LGBTQ+, pessoas com deficiência (PCDs), além de integrantes de coletivos, associações e movimentos sociais de diversas frentes de atuação.
O conteúdo do curso propõe reflexões sobre a influência das tecnologias no cotidiano e levanta questões sobre autonomia digital, vigilância, proteção de dados, economia da atenção e o papel social da inteligência artificial.
Uma rede de formação e imaginação
Segundo a co-diretora executiva da Olabi, Silvana Bahia, a proposta do curso é construir uma experiência coletiva de aprendizado e imaginação crítica:
“Tramas Digitais [representam] um convite a navegar por mares conhecidos e desconhecidos, na busca por conectar experiências, tecnologias e direitos. Queremos tramar, tecer redes, confabular em torno de narrativas que fortaleçam a imaginação, a esperança e práticas que estão desenhando futuros mais livres e plurais no agora.”
Aulas e mentoria com apoio financeiro
A formação será composta por 12 encontros virtuais, com temas como “O que é inteligência artificial?”, “Justiça socioambiental e mudanças climáticas”, “Vigilância e direito à cidade” e “Hackeando a broligarquia”, entre outros. A programação ocorre de 14/07 a 01/10.
Após a conclusão das aulas, 15 participantes serão selecionados para um ciclo de mentoria entre outubro e dezembro, com uma bolsa mensal de R$ 1.000 para o desenvolvimento de projetos próprios.
Inscrições e acesso ao edital
Não é exigida experiência prévia para participar da formação. As inscrições devem ser feitas pelo site tramasdigitais.olabi.org.br/#inscrever, onde também está disponível o edital completo com todas as informações sobre critérios, calendário e estrutura do curso.










