top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CTG Tropilha Crioula comemora conquistas de 2024 e projeta grandes eventos para 2025

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 19 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Entidade celebra participação em competições estaduais, realiza projetos culturais e promove inclusão de crianças e famílias na tradição gaúcha

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropilha Crioula, de Getúlio Vargas, encerrou 2024 com um saldo extremamente positivo. A entidade participou pela primeira vez do Festival Mirim de Arte e Tradição Gaúcha (Fest Mirim), em Santa Maria, conquistando a 12ª posição entre 74 invernadas. Além disso, conseguiu um feito histórico ao levar suas categorias mirim, juvenil e adulta para os principais concursos estaduais: Fest Mirim, Festival Nacional da Juventude Artística (Juvenart) e Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).

Segundo Andrei Falkoski, instrutor de danças do CTG, o ano foi marcado por grandes esforços e conquistas. “Foi a primeira vez que conseguimos participar dos três estaduais em um mesmo ano. Isso mostra como o trabalho coletivo e a dedicação de pais, patronagem e professores têm gerado frutos importantes para a entidade”, destacou.

Além das competições, o Tropilha Crioula desenvolveu importantes projetos culturais, como a segunda edição do "Arte e Tradição", financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC-RS). Esse projeto possibilitou a participação nos grandes eventos e fortaleceu a presença da entidade na comunidade. Outro marco foi o registro histórico do CTG em um curta-metragem de 15 minutos, realizado por meio da Lei Paulo Gustavo, disponível no YouTube.

A história do CTG, que tem 67 anos, também ganhou espaço físico com a inauguração de um museu na sede da entidade. Entre os objetos em exibição, destaca-se a gaita que tocou no primeiro baile do CTG. Durante a Semana Farroupilha, o museu foi visitado por mais de 800 crianças, que participaram de atividades culturais e campeiras.

Andrei Falkoski, que começou sua trajetória no Tropilha Crioula em 2010, hoje celebra o legado que está construindo como instrutor. “Meu objetivo é mostrar que é possível alcançar sonhos dentro da nossa própria entidade, sem precisar sair dela. Isso é o que eu quero deixar para meus alunos”, disse emocionado.

Para 2025, o CTG planeja dar continuidade aos projetos e abrir as portas para novos integrantes. As atividades retornam em janeiro, e interessados podem entrar em contato pelas redes sociais ou diretamente na sede nos dias de ensaio.

  • Ouça a entrevista:

Reprodução / Curta-metragem | CTG Tropilha Crioula | Getulio Vargas - RS / Encantare Filmes
Reprodução / Curta-metragem | CTG Tropilha Crioula | Getulio Vargas - RS / Encantare Filmes



Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page