top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crise hídrica no Alto Uruguai é pauta de reunião entre presidente da AMAU e governo do RS

O presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, se reuniu nesta segunda-feira, dia 10 de abril, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para discutir a forte estiagem que vem afetando os municípios da região do Alto Uruguai. A reunião contou também com a presença de lideranças políticas, como a deputada estadual Delegada Nadine, o deputado federal Luiz Carlos Busatto e o deputado estadual Dirceu Franciscon, além de secretários de Estado.


A crise hídrica na região tem gerado perda de produção, falta de água em propriedades rurais, desestímulo à permanência no meio rural e mortandade de animais, afetando gravemente a economia dos municípios, que em sua grande maioria têm a atividade agropecuária como principal fonte de renda. Dos 32 municípios do Alto Uruguai, 29 já decretaram Estado de Emergência em virtude da estiagem.


Durante a reunião, Arruda pediu ao governador ajuda financeira e programas de combate à seca, propondo medidas como linhas de financiamento para a construção de cisternas para pocilgas, aviários e gado leiteiro, isenção de impostos e linhas de financiamento subsidiadas para sistemas de irrigação, além da desburocratização da legislação ambiental para melhor aproveitar e armazenar águas dos rios e açudes em áreas de preservação permanente.


Além da questão da estiagem, a reunião tratou de outros temas relevantes para a região, como a ligação de Centenário a Carlos Gomes, a ligação da BR 153 para Marcelino Ramos para favorecer a questão turística e a finalização da ponte que liga Campinas do Sul a Ronda Alta. O governo do Estado se comprometeu em ajudar com os recursos necessários para a conclusão da obra da ponte.


O presidente da AMAU reiterou sua gratidão ao governador Eduardo Leite por olhar com carinho e atenção para a região do Alto Uruguai, reintegrando-a com o RS por meio de ações e obras nunca antes vistas, que trazem qualidade de vida à população local.

Divulgação: Imprensa AMAU

VEJA TAMBÉM

bottom of page