A Creral, uma cooperativa de geração e distribuição de energia elétrica, recebeu um certificado que reconhece que suas duas usinas hidrelétricas, Abaúna e Cascata das Andorinhas, produzem energia limpa e sustentável. O certificado foi emitido pela Ludfor, uma empresa especializada em energia.
Energia limpa e sustentável
Segundo a Ludfor, as usinas da Creral geram energia elétrica a partir de fontes renováveis, sem emitir gases de efeito estufa (GEE) que contribuem para o aquecimento global. Nos últimos dez anos, as usinas evitaram a emissão de 31.690 toneladas de dióxido de carbono (CO2), o equivalente a 875 mil mudas de árvores conservadas.
Os cálculos das emissões dos GEE são baseados em metodologias internacionais, como o GHG Protocol e o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).
As usinas da Creral
A CGH Abaúna está localizada no município de Floriano Peixoto e opera há 23 anos. A CGH Cascata das Andorinhas está localizada em Nonoai e opera desde 2003. CGH significa Central Geradora Hidrelétrica, um tipo de usina de pequeno porte.
Em 2022, outras duas usinas administradas pela Creral também receberam o certificado de energia renovável. São as PCHs Forquilha IV Luciano Barancelli, localizada em Maximiliano de Almeida, e Santa Carolina, localizada em André da Rocha, no Rio Grande do Sul. PCH significa Pequena Central Hidrelétrica, um tipo de usina de médio porte.
Comentarios