A medida visa garantir o controle da prescrição e a rastreabilidade dos medicamentos dispensados durante o período de calamidade
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, e a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), Giovana Ranquetat, anunciaram a liberação da emissão online de receituários azul e amarelo através da plataforma do Cremers.
A receita digital é uma realidade desde o início da pandemia de covid-19, e a liberação de medicamentos de controle especial tem sido um objetivo constante do Conselho.
Diante das dificuldades geradas pelas recentes enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, o Cremers tomou a iniciativa de promover a utilização de sua plataforma. Esta medida garante um maior controle da prescrição e a rastreabilidade dos medicamentos dispensados, contribuindo para a segurança e o bem-estar dos pacientes neste momento crítico.
Os receituários azul e amarelo são tipos de notificação de receita médica, que são documentos padronizados utilizados para prescrever medicamentos de controle especial:
Receituário amarelo Também chamado de Notificação de Receita A, é usado para prescrever substâncias entorpecentes e alguns psicotrópicos. Os medicamentos para este tipo de receita apresentam um maior risco de dependência, pelo que só pode ser prescrita uma medicação por receita, com validade de até 1 mês.
Receituário azul Também chamado de Notificação de Receita B, é usado para prescrever psicotrópicos e psicotrópicos anorexígenos. Cada receituário pode conter apenas uma substância, com a quantidade necessária para tratamento durante 30 dias, que é também o período de validade da receita.
Comments